X

Projeto de garoto de 8 anos sensibiliza empresa a trazer cinema itinerante à Capital

 

Após idealizar o Cine Oportunidades, projeto que leva cinema a crianças da comunidade, o pequeno Raphael Kawêh, 8 anos, conseguiu chamar a atenção de uma grande empresa para sua iniciativa.

Ao conhecer a história do garoto, que é apaixonado por filmes, a empresa Gazin trouxe a Rio Branco o projeto social ‘Cine Gazin’. Durante dois dias, quase mil crianças de escolas estaduais e municipais puderam assistir a uma sessão de cinema com direito a pipoca e refrigerante. Ao todo, foram realizadas 10 sessões.

A carreta do projeto conta com sala escura, poltronas confortáveis e ar-condicionado. Tudo para que as crianças se sintam realmente em uma sala de cinema. Kawêh prestigiou a primeira sessão e foi convidado a ser o Embaixador do Cine Gazin no Acre.

“Não estava nem na programação do projeto [Cine Gazin] vir pra cá, mas quando eles viram a matéria decidiram vir ao Acre. E surgiu o convite que ele [Kawêh] fosse o embaixador e estivesse presente na primeira sessão”, conta o pai do garoto, o assistente social Rafael Almeida.

O pequeno ficou encantando com a estrutura do cinema móvel e já sonha em ter seu próprio caminhão, segundo o pai. “Agora eu estou enrolado porque ele disse que quer um caminhão de cinema. Eu disse que poderíamos começar com uma combi, mas ele disse que depois quer um caminhão. O Kawêh ficou muito feliz e emocionado com a proposta. É um caminhão bem estruturado e muito lindo”.

O projeto Cine Oportunidades iniciou as atividades em julho deste ano e continua a todo vapor. A próxima edição acontece nesta sexta-feira, às 18h30, na sede do Projeto Oportunidades, que fica na Rua Guarujá, n 356, bairro Cidade Nova.

O gerente da Gazin, Gerônimo Neto, explica que o intuito do cinema itinerante é propagar a cultural aliada ao lazer. O projeto tem proporcionado à população carente a oportunidade de apreciar o cinema, alguns pela primeira vez frente a frente com a telona.

Neto elogia a iniciativa do garotinho de levar cinema às crianças carentes da comunidade. “Achei fantástico! Ele esteve com a gente na primeira sessão e ficou encantado. Foi muito legal”.

Projeto de garoto de 8 anos sensibiliza empresa que oferece sessões de cinema a quase mil crianças na Capital – FOTO CEDIDA
A Gazeta do Acre: