Há 15 anos iniciava-se a concretização de muitos sonhos, através da ação empreendedora de Fábio Ricardo Leite. Dia 28 de outubro de 2002 nascia a UNINORTE.
Aula inaugural ocorreu no auditório da Secretaria de Educação do Estado do Acre. A UNINORTE começou a funcionar em diversos ambientes: na Escola Primeiro Passo, no Anglo, e ainda no Colégio Meta 3. O primeiro vestibular da instituição teve aceitação máxima. Os acreanos enfim ganhavam a União Educacional do Norte – UNINORTE, mantenedora das faculdades Barão do Rio Branco – FAB, Faculdade do Acre – FAC e Instituto de Ensino Superior do Acre – IESACRE, este último adquirido em 2008.
Por sete anos o empresário Ricardo Leite buscou junto ao Ministério da Educação – MEC autorização para abertura de diversos cursos. Nesse período também foram firmadas parcerias importantes com o mantenedor Altamiro Galindo, empresários Roque Barreiros, França Gurgel, Ana Leite e Patrícia Fahat.
Inicialmente a UNINORTE disponibilizou dez cursos: administração com habilitação em marketing; comércio exterior; administração rural; sistema de informação; ciências contábeis; história; publicidade e propaganda; ciências sociais; direito e letras.
Logo, a instituição de ensino superior estava consolidada no contexto educacional, contribuindo para a formação de profissionais e para a geração de empregos na capital. Hoje, possui mais de 20 cursos nas áreas de humanas, saúde, exatas e tecnologia.
Com a necessidade de crescer, entre 2003 e 2004 a UNINORTE construía seus dois primeiros blocos, A e B, no endereço que ocupa hoje, em uma das melhores localizações da capital Rio Branco. Em 2004, com o objetivo de avançar e ofertar maior conhecimento à população, a instituição iniciou a oferta de dois cursos de pós-graduação LATO SENSU, nas áreas de educação ambiental e planejamento de gestão do ensino básico.
Em 2005 a UNINORTE vivenciava outro marco em sua história, a inauguração de uma das maiores e mais completa biblioteca da região norte, a Pedro Martinello. Também foi no mesmo ano que a UNINORTE criou o “Modelo de Gestão UNINORTE”, reconhecido e respeitado pelo mercado nacional de educação.
Um ano depois, em 2006, formava-se na UNINORTE a primeira turma de administração, um dos primeiros cursos aprovados pelo MEC. Em 2007 chegavam os primeiros cursos de saúde, como fisioterapia e odontologia. Além de enfermagem, psicologia e educação física.
No ano de 2008 a UNINORTE iniciava a construção do Bloco D. Já em 2010, a instituição passou a compor o conjunto de instituições vinculadas ao Grupo IUNI Educacional. No mesmo ano, outra grande parceria foi firmada com a maior faculdade de gestão da América Latina, a Fundação Getúlio Vargas – FGV. Outra garantida de qualidade e pós-graduação de bons profissionais da UNINORTE.
Desde sua criação, a instituição preocupou-se em proporcionar ensino superior privado de qualidade, sendo a maior ofertante em vagas por meio de bolsas de estudos em financiamentos de programas públicos e privados.
Outra importante característica da UNINORTE é o alto nível de aprovação de seus acadêmicos em concursos e os excelentes resultados dos cursos no MEC, que foram conquistados com a ajuda do melhor corpo docente da região, estrutura e metodologias. O curso de odontologia, por exemplo, obteve nota 4 e está entre os dez melhores do Brasil. O curso de radiologia também teve destaque, com nota 5 no Enade.
E por falar em estrutura e ensino de qualidade, 2013 foi um grande ano para a UNINORTE e para quem sonhava em cursar medicina. Aquele foi o ano de construção do bloco E, com 16.000M². E em 2014 o MEC reconhece o curso e as aulas do curso de medicina começam, tornando realidade o sonho de estudantes e mantenedores da instituição.
Ao longo dos 15 anos de fundação, a UNINORTE coleciona grandes marcos. Em 2016, investindo em tecnologia de ponta e aprendizagem, a instituição entregou à comunidade acadêmica o primeiro Centro de Simulação Realística do Acre e um dos mais modernos Centros de Treinamento Realístico do país, voltado para cursos das áreas de saúde.
Neste ano de 2017, em que completa uma década e meia de ensino consolidado, muitas coisas boas também aconteceram, como a ampliação dos laboratórios dos cursos de engenharia, inauguração do curso de estética e a parceria entre UNINORTE e Hospital Santa Juliana. O Convênio Técnico Científico entre as duas instituições prevê a construção de mais 20 leitos de UTI adulto, Centro de Acolhimento de Parto Normal e Ambulatório Integrado de Ensino, sendo os últimos dois já inaugurados. A parceria beneficiará acadêmicos, professores e principalmente a comunidade atendida pelo Sistema Único de Saúde – SUS.
Além da instituição em si, os cursos também colecionam histórias particulares. Administração, por exemplo, completou 15 anos em 2017; psicologia e arquitetura dez anos; e enfermagem 12 anos de concepção.
Não podemos deixar de citar os atendimentos realizados à população. A UNINORTE possui quatro Clínicas Escola, sendo uma de odontologia, que registra mais de 41 mil atendimentos; fisioterapia, que oferece serviços de neurologia e ortopedia – mais de 30 mil pessoas atendidas; enfermagem, o que mais realizou atendimento – mais de 60 mil; e a Clínica Escola de Psicologia, mais recente, que já atendeu mais de três mil pessoas da comunidade.
E não são apenas nas clínicas escola que os acadêmicos da UNINORTE se empenham para atender a comunidade. As ações sociais em escolas, creches, hospitais e outros locais comunitários são uma das principais particularidades dos cursos. Despertar solidariedade e voluntariado é um importante atributo valorizado pela UNINORTE, que recebe diariamente mais de dez mil pessoas nas suas dependências.
A UNINORTE foi construída e é mantida por sonhos, tanto de quem imaginou a grande instituição tornando-se uma das principais do estado, quanto dos acadêmicos que contribuem para o crescimento e reconhecimento da UNINORTE Acre.