Coluna Golaço – 29/11/2017

Libertadores
Ansiedade e drama são alguns dos ingredientes da decisão da Libertadores 2017 entre Lanús e Grêmio, nesta quarta-feira, às 18:45h*, no La Fortaleza, em Buenos Aires. Os gremistas chegam com a vantagem do empate em decorrência da vitória na primeira partida (1×0), em Porto Alegre; mas para o time argentino isso não é problema, visto que eliminou seus conterrâneos (San Lorenzo e River Plate, respectivamente) de maneira heróica nas fases anteriores.
Os Granates apostam na força da torcida e nos precedentes acima citados para ter seu nome gravado na taça pela primeira vez. Não podemos esquecer, ainda, das virtudes táticas dos comandados de Jorge Almirón, que tanto dificultou a vida do Imortal no jogo da Arena. Renato Gaúcho precisa alertar seus jogadores para duas situações na luta pelo tricampeonato: a iminente acomodação trazida pela vantagem da primeira peleja, além da velha catimba argentina, que costuma incomodar os brasileiros. Entrar em campo focado é crucial para as pretensões gremistas.

Sul-Americana
Na quinta-feira, 30, às 18:45h*, em Barranquilla, na Colômbia, Flamengo e Junior fazem o jogo de volta das semifinais da Copa Sul-Americana. Assim como o Grêmio na Libertadores, o Mengão precisa esquecer a vantagem conquistada no jogo de ida, no Maracanã (2×1), para não ser surpreendido. O grande enigma do Rubro-Negro carioca está no gol, que deve ser defendido pelo jovem César após a série de displicência de Muralha no fim de semana. É bom destacar que existe uma pequena possibilidade de Muralha começar jogando, mas como dizem alguns torcedores: sob César paira a dúvida do erro, com Muralha existe a certeza. O caminho das pedras para a classificação é aguentar os primeiros 15 minutos de correria e pressão colombiana.

Sorteio da Copa 2018
A Fifa realiza na sexta-feira, 1º, o sorteio dos grupos da Copa do Mundo da Rússia 2018. O Brasil é um dos cabeças de chave (Pote 1) junto com Rússia (País sede), Alemanha, Portugal, Argentina, Bélgica, Polônia e França. Os adversários sairão dos outros três potes, que estão assim definidos:
Pote 2: Espanha, Peru, Suíça, Inglaterra, Colômbia, México, Uruguai e Croácia.
Pote 3: Dinamarca, Islândia, Costa Rica, Suécia, Tunísia, Egito, Senegal e Irã.
Pote 4: Sérvia, Nigéria, Austrália, Japão, Marrocos, Panamá, Coreia do Sul e Arábia Saudita.

Retorno de Cristian de Souza
De acordo com Carlinhos Farias, atual presidente do Rio Branco Football Club, Cristian de Souza será o técnico do Estrelão na temporada 2018. Cristian dirigiu a equipe acreana até maio deste ano quando, às vésperas da decisão do estadual, pediu demissão e aceitou uma proposta do Paraná Clube. Sua passagem pelo clube paranaense durou apenas dois meses (cinco vitórias, cinco empates e seis derrotas). Em 2018, o Rio Branco disputará o estadual, a Copa do Brasil, a Copa Verde e o Campeonato Brasileiro da Série D.

Vai e vem doméstico
O atacante Araújo Jordão foi anunciado como novo reforço do Atlético Acreano para a temporada 2018. Até aí nada demais. Acontece que a renovação de contrato do atleta com o rival Rio Branco estava certa, inclusive com as cláusulas já redigidas. A mudança de Jordão do Primeiro para o Segundo Distrito, na calada da noite, causou desconforto entre as diretorias, e deve inflamar ainda mais a rivalidade entre as equipes.

Assuntos desta notícia