Coluna Política Local – 22/11/2017

É candidato?
Muitas são as especulações em torno do futuro político do ex-deputado federal e presidente do DEM, Tião Bocalom. Embora tenha firmado que não sairá candidato a nenhum cargo eletivo, pelo menos por hora, cresce os rumores de que ele está de olho no na disputa ao Senado.

Problemas
Caso a ideia se concretize, Bocalom coloca fim a pretensão do empresário Fernando Lage em sair candidato ao Senado. Recentemente, o nome de Lage chegou a ser anunciado como o pretenso candidato pelo DEM.

Isso sim
Quanto a Bocalom, a única certeza que se tem é que não disputará a Câmara Federal. Ele já empenhou seu apoio à reeleição do deputado Alan Rick.

Novo presidente
O empresário Jarbas Soster será o novo presidência do PHS. Junto com esse boato surge também o questionamento: qual será o futuro político do partido?

Crítico a FPA
Levando em conta que Soster tem sido bastante crítico ao atual governo, já se comenta que ao assumir a presidência poderá tirar a sigla da FPA.

Vai ou não?
Há quem duvide que o empresário realmente assuma o partido, ainda mais depois que o atual presidente, Manoel Roque, foi visto saindo do gabinete do governador Tião Viana com um sorriso de orelha a orelha.

Avaliação positiva
O senador Jorge Viana (PT-AC), presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso (CMMC), avaliou como positiva a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 23). Ele frisou que o encontro proporcionou ‘avanços, mas com sinalização de retrocessos’. Para ele, a COP23 é um desafio para o país, tanto por suas dimensões territoriais quanto pela grande biodiversidade que possui.

Até que tentou
A oposição na Câmara de Rio Branco até que tentou desqualificar a ida do prefeito Marcus Alexandre (PT) o interior do Estado, durante o extenso feriado da semana passada, mas o máximo de conseguiu foi ser colocado no bolso por alguns parlamentares da base.

Intrigas
Os vereadores Roberto Duarte (PMDB) e N. Lima (sem partido) disseram que o prefeito “abandonou a cidade cheia de buracos para fazer campanha no interior”. O assunto virou uma verdadeira intriga no parlamento e só teve fim quando Railson Correa (Podemos) sugeriu que o pré-candidato da oposição, Gladson Cameli (PP) saísse da rota de conforto de Las Vegas e buscasse conhecer melhor o Acre.

Economia criativa I
O deputado federal Raimundo Angelim (PT) comemorou a aprovação, na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço da Câmara dos Deputados, do PL de sua autoria que cria a Política Nacional de Incentivo à Economia Criativa.

Economia criativa II
O objetivo da matéria é incentivar o comércio interno e externo dos produtos da Economia Criativa, composta por setores ligados ao artesanato, artes visuais, literatura, cinema, dança, música, circo, teatro, moda e design, entre outros.

Ele dúvida
Em entrevista a um site local, o senador Sérgio Petecão (PSD) disse não acreditar que parlamentares da oposição realmente estejam trabalhando para eleger o presidente da Aleac, Ney Amorim (PT), que disputará um das vagas ao Senado em 2018.

Disse
“Não conheço ainda nenhum parlamentar da oposição que tenha declarado publicamente o apoio ao Ney Amorim. Mas se isso acontecer estará prejudicando a oposição”.

Abre o olho
Se Petecão abrir um pouco mais olho perceberá que a rasgação de seda de seus aliados a Ney Amorim é enorme. Não creio que consiga brecar essa situação, portanto, deverá trabalhar dobrado se quiser manter sua cadeira no Senado.

 

Assuntos desta notícia