Coluna Política Local – 24/11/2017

Mudando de partido
Confirmado a saída da suplente de deputada federal, Vanda Milani do PP. Ela passará a integrar os quadros do Solidariedade (SD). Nos bastidores comenta-se que a chegada de Milani no SD tem o dedo do ex deputado Márcio Bittar (PMDB).

Ele disse
O presidente regional do Progressistas no Acre, José Bestene, disse que a decisão de Vanda Milani “não representa nenhum tipo de cisma entre o Progressistas e o Solidariedade e nem entre Marcio Bittar e o senador Gladson Cameli”.

Vai ter aliança
A saída da procuradora do PP acaba sendo positiva para o PMDB, pois, diminuem as chances do PP em ter uma chapa própria na disputa a Câmara Federal na eleição do próximo ano. Isso significa que uma aliança entre as duas siglas ainda é possível.

Anteprojeto
O vereador Mamed Dankar (PT) apresentou ontem, 23, na Câmara um Anteprojeto de lei que estende por mais 60 dias a licença maternidade e dez dias a licença paternidade as servidoras temporárias e em cargos comissionados. Dessa forma, pula de 120 para 180 dias. Apenas as efetivas é que estavam agraciadas com os seis meses.

Unidos em 2018
A tendência é que o Livres se uma ao Patriotas na eleição ao governo do Estado em 2018. Os dirigentes do partido acreditam que o melhor para dar o apoio é do Coronel Ulysses.

Debate
Por falar no Livres, presidente da sigla, Rodrigo Pires sugere a realização de um debate entre os pré-candidato ao governo do Acre e ao Senado para março de 2018. Seria o primeiro debate político visando as eleições gerais.

Também apoio
O presidente do DEM, Tião Bocalom, também já confirmou o apoio ao pré-candidato do Patriotas. Embora esteja sendo massacrado pelos colegas da oposição, o democrata diz que não tem volta a decisão.

Nenhuma surpresa
Não é de hoje que corre a notícia de que a esposa do ex-deputado Gilberto de Diniz, a professora Sirla Diniz, que concorrerá a uma vaga na Aleac, dividirá o palanque com o pré-candidato ao governo da FPA, Marcus Alexandre (PT).

Apoio ao prefeito
Muitos questionamentos foram levados acerca desse apoio de Diniz ao candidato da FPA. Ele frisa que apoiará a pessoa de Marcus Alexandre e não a FPA ou o PT. Em todo caso não se pode ignorar que mais um oposicionista dividirá o palanque de um candidato da FPA.

O anúncio
Está agendado para o próximo dia 28 o anúncio oficial das chapas majoritárias da FPA. Marcus Alexandre (PT) ao governo, Emylson Farias (PDT) na vice, Jorge Viana (PT) e Ney Amorim (PT) para o Senado. E Nazaré Araújo (PT) e Márcia Regina (PSB), como primeiras suplentes.

Não deu
Morreu a tentativa do PCdoB emplacar o nome do deputado Moisés Diniz para ocupar a vaga de vice na chapa majoritária da FPA. E a pergunta que não quer calar: o que será de seu futuro político?

Economia criativa I
O deputado federal Raimundo Angelim (PT) comemorou a aprovação, na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço da Câmara dos Deputados, do PL de sua autoria que cria a Política Nacional de Incentivo à Economia Criativa.

Economia criativa II
O objetivo da matéria é incentivar o comércio interno e externo dos produtos da Economia Criativa, composta por setores ligados ao artesanato, artes visuais, literatura, cinema, dança, música, circo, teatro, moda e design, entre outros.

Trabalho árduo
Com o presidente do PP, José Bestene, na disputa a uma vaga no parlamento estadual, os candidatos à reeleição, Wendy lima, Gehlen Diniz e Nicolau Junior, todos do PP, deverão trabalhar dobrado para garantir um resultado positivo.

No caminho certo
O deputado Lourival Marques (PT) tem firmado boas alianças para sua reeleição à Aleac. O bom mandato que tem feito somado aos apoios a sua candidatura lhe renderão seu retorno ao parlamento estadual.

Assuntos desta notícia