Coluna Política Local – 25/11/2017

Buchicho
Rumores dão conta de que o PDT, do ex-deputado Luiz Tchê, deixará a chapinha na disputa vagas na Câmara Federal na eleição de 2018. Com isso, os candidatos da sigla a federal entrarão na chapa da morte que terá também o Partido dos Trabalhadores.

Vai para a oposição?
Caso se confirme a notícia, todas as atenções se voltarão ao deputado Jesus Sérgio (PDT). Ele concorrerá ao parlamento federal. Em outras oportunidades o parlamentar chegou a dizer que deixaria o partido caso o PDT aderisse o chapão com o PT. Sabe que as chances de ganhar são praticamente nulas.

No Iapen
Outra notícia que circula nos bastidores é que o PDT receberá o comando do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (IAPEN). Tchê já confirmou que existem tratativas em torno do IAPEN.

No DEM
Ao que parece o pré-candidato ao governo, Coronel PM Ulysses, não mais se filiará ao Patriotas. Seu partido será o DEM. Nada confirmado até o momento. A estratégia é que, com a filiação, ele passará a ter mais tempo no horário eleitoral.

Debate
Por falar no Livres, presidente da sigla, Rodrigo Pires sugere a realização de um debate entre os pré-candidatos ao governo do Acre e ao Senado para março de 2018. Seria o primeiro debate político visando às eleições gerais.

O anúncio
Está agendado para o próximo dia 28 o anúncio oficial das chapas majoritárias da FPA. Marcus Alexandre (PT) ao governo, Emylson Farias (PDT) na vice, Jorge Viana (PT) e Ney Amorim (PT) para o Senado. E Nazaré Araújo (PT) e Márcia Regina (PSB), como primeiras suplentes.

No caminho certo
O deputado Lourival Marques (PT) tem firmado boas alianças para sua reeleição à Aleac. O bom mandato que tem feito somado aos apoios a sua candidatura lhe renderão seu retorno ao parlamento estadual.

Difícil
O PCdoB tem tido dificuldade em encontrar aliados para a chapa de deputado estadual. Bem provável que acabem saindo de chapa própria.

Na mesma
Outros partidos estão na mesma situação que o PCdoB. PMDB e PSB também estão buscando alianças, mas até o momento só encontraram portas fechadas.

Bem votada
A deputada Leila Galvão (PT) tem sido cotada para ser a candidata mais votada no Alto Acre devido ao bom trabalho que tem feito enquanto parlamentar naquela região. aposto minhas fichas também no deputado Antonio Pedro (DEM).

Válido
O deputado estadual André Vale (PRB) pediu aos colegas de parlamento que destinem 50% de suas emendas individuais para beneficiar os moradores de quatro bairros da Capital com o título definitivo de suas propriedades na periferia de Rio Branco. Acho válida a ideia. Resta saber se os colegas de parlamento irão aderir ao chamamento.

Cabra macho
O deputado estadual Raimundinho da Saúde (PODEMOS) convocou o Procon do Acre para barrar o reajuste de 28% na tarifa de água proposto pelo Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (DEPASA). Ele acredita que a medida só irá piorar os números de inadimplentes junto ao órgão.

Ele disse
“O governo deveria pensar em colocar o comercial para funcionar fazendo com que todos pagassem suas tarifas. Vou fazer o comunicado oficial ao diretor do Procon Acre, para impedir esse reajuste abusivo”, disse.

Unidos
Os partidos PSDB-PR-PSD-PMN provavelmente formarão uma aliança na disputa a Câmara Federal. Todos fugindo da coligação com PMDB.

Bem cotada
O PMDB vem com fortes nomes na disputa a Assembleia Legislativa. A ex-deputada Antonia Sales é um deles. É uma forte liderança no Vale do Juruá e tem enormes chances de conquistar uma vaga na Aleac.

Quem ganhará?
Outros nomes de peso do PMDB na disputa ao parlamento estadual é o da Eliane Sinhasique, que busca reeleição, e Roberto Duarte. Muita gente apostando as fichas no vereador. A única certeza que tenho é que será uma disputa acirrada. Ambos possuem chances de vencer.

Assuntos desta notícia