Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Atendimento noturno atraiu muitos homens às unidades de saúde de Rio Branco

Atendimento noturno atraiu muitos homens às unidades de saúde de Rio Branco

Cerca de 550 homens foram atendidos na sexta-feira à noite na Policlínica Barral Y Barral, no Conjunto Tangará e na Unidade Básica de Saúde Mariano Gonzaga, no Conjunto Laélia Alcântara, no Calafate, por médicos e dentistas. Teve ainda consulta de enfermagem, testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatites B e C), teste de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, palestra sobre prevenção de câncer e agendamentos.
Toda a estrutura das unidades de saúde funcionaram, como o laboratório e a farmácia, para dispensação de medicamentos. Os homens que foram as duas unidades de saúde, contaram ainda com corte de cabelo e lanche. O funcionário público Anchieta Santos, conta que ficou sabendo do atendimento noturno e não perdeu tempo: “me consultei e vou fazer vários exames e de dia eu não poderia estar aqui. Foi ótimo”.
“O objetivo foi justamente garantir atendimento aos homens que trabalham de dia e só podem ter acesso a esses serviços à noite. Foi um sucesso e vamos repetir esse atendimento noturno no dia 29 nas unidades Luís Gonzaga, no bairro Altamira e na Nímio Insfran no Universitário”, destaca Jesuíta Arruda, secretária Adjunta de Saúde de Rio Branco.
A programação do Novembro Azul é dedicada à conscientização quanto as doenças que afetam os homens, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Desde o início do mês, as unidades realizam atividades voltadas para o público masculino e as palestras de prevenção e orientação contra o câncer foram ministradas nas próprias unidades e também em empresas e órgãos como a Infraero. No dia 29, pela manhã e tarde a palestra será ministrada no Centro Sócio Educativo e a noite em duas unidades de saúde do município. (Assessoria PMRB)

Sair da versão mobile