X

Conheça o mercado de trabalho e as possibilidades de carreira do farmacêutico

 

Preparar medicamentos personalizados, examinar e testar novos componentes e princípios ativos, formular cosméticos e produtos de higiene. Essas são algumas das funções que o profissional formado em farmácia poderá desempenhar ao longo da carreira.

Acupuntura, controle de pragas urbanas, fitoterapia, bando de sangue e de órgãos. O farmacêutico possui inúmeras possibilidades de carreira e mais de 70 áreas de atuação, segundo o Conselho Federal de Farmácia.

Atualmente, duas faculdades privadas oferecem curso superior de Farmácia no Estado. A expectativa é que sejam formados aproximadamente 150 profissionais por ano. “O Acre foi o último Estado a ter faculdade de Farmácia. Até aqueles mais distantes, como Roraima, já tinham o curso”, disse o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Acre, Tiaraju Mattos.

De acordo com o CRF/AC, o número de farmacêuticos cresceu 40% em apenas um ano. Hoje, o conselho possui 361 profissionais registrados.

Mattos enfatiza a importância da formação profissional dentro do Estado. “Antes, os profissionais vinham e voltavam, poucos se fixavam. Agora não. Como os profissionais são da terra, você começa a ter um número maior e as saídas diminuíram”.

Apesar do aumento significativo de profissionais, diversos órgãos acreditam que o número não deve suprir a demanda de todas as drogarias da Capital. Por isso, o Conselho busca na Justiça Federal derrubar o Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que permite aos estabelecimentos ter farmacêuticos por ao menos 6h diárias. O termo vai contra a Lei que obriga os estabelecimentos que funcionem até 15h por dia de ter profissionais em período integral.

“Ele [o TAC] proíbe que você cumpra a Lei, que prevê que a farmácia tenha um farmacêutico enquanto estiver aberta. Esse TAC é de 2010, quando os profissionais vinham de outros estados. Hoje não. O Acre apresenta esse potencial no mercado de trabalho. Se conseguirmos anular esse termo, vai abrir mais vagas e também ocupar o interior do Estado”.

Além de fiscalizar o exercício profissional, o CRF é responsável por registrar os farmacêuticos e sugerir ao Conselho Federal de Farmácia (CFF) medidas para a regulamentação dos serviços profissionais.

Eleições CRF/AC

As eleições nos conselhos regionais de Farmácia de todo o país ocorrem os dias 8 e 10 de novembro. Os profissionais podem votar a partir das 12h desta quarta-feira, 8, até às 12h da sexta, 10.

Durante o processo eleitoral, será eleita a chapa da diretoria para o biênio 2018/2019, quatro conselheiros regionais efetivos e a chapa para conselheiro federal e suplente. No Acre, duas chapas disputam a diretoria do CRF.

Vale ressaltar que as eleições são realizadas, exclusivamente, via internet, por meio do site www.votafarmaceutico.org.br. Somente os farmacêuticos que estiverem em situação regular, ou seja, com inscrição Definitiva e Provisória, que não possua débitos e não tenha impedimento perante o CRF/AC, poderão votar.

 

 

 

 

Categories: Flash
A Gazeta do Acre: