BRUNA MELLO
Chegou a hora de respirar fundo e colocar em prática todo o conhecimento adquirido ao longo do ano. O Exame Nacional do Ensino Médio 2017 começa neste domingo, 5, e terá o segundo dia de prova no próximo dia 12.
Nesse primeiro dia, os candidatos respondem as questões de linguagens, ciências humanas e redação, com cinco horas e meia de duração. Já no dia 12, será a vez de matemática e ciências da natureza, com quatro horas e meia de duração. A aplicação do exame começa às 13h30 e vai até às 19h, de acordo com horário de Brasília.
No Acre, estão inscritos 54.379 candidatos. Destes, 34.710 são da capital, seguido do município de Cruzeiro do Sul com 8.240. O número de participantes deste ano é 11% menor, do que em 2016, quando o estado teve 61.146 participantes.
Para quem vai fazer a maratona de provas é imprescindível planejar bem o tempo das respostas e organizar a ordem de resolução dos itens. Por isso, o jornal A GAZETA separou dicas estratégicas para a hora do exame.
A primeira recomendação é planejar o tempo e separar, no máximo, três minutos para responder cada questão. Se ultrapassar muito esse tempo em uma ou mais questões poderá deixar de responder alguma questão.
Atenção redobrada nas provas de Matemática e Redação, já que são as que mais rendem pontos no Enem. Comece dando prioridade a questões que parecem mais fáceis e só depois siga para mais complexas. Precisão na hora da prova é indispensável.
Outra recomendação é não chutar respostas no exame. Você sabia que o método usado para a correção da prova pode identificar quando um candidato chuta questões? É a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que separa as questões por grau de dificuldade: fáceis, médias e difíceis.
DICAS DE ALIMENTAÇÃO
Se alimentar bem ou não influencia em todas as atividades diárias de uma pessoa, sobretudo para quem vai fazer a prova mais importante de sua vida, até então. A nutricionista Madeline Guimarães fala da importância de ter uma programação em relação à alimentação para esse tipo de prova.
A recomendação para o dia antecede a prova é fazer refeições regulares, leves, baixo teor de gordura e ricas em fibras. “Escolha uma refeição leve, regulava e evite comer muito tarde para não prejudicar a digestão. O recomendado é comer três horas antes de dormir para que sua noite seja tranquila e no outro dia tenha mais energia e disposição para fazer a prova”.
Outra dica importante se hidratar com muita água. “Beba água! A hidratação é fundamental para garantir o equilíbrio de sais minerais que pode provocar possíveis alterações na concentração e raciocínio”.
Mas, e no dia da prova? Se a ansiedade bater e o participante não quiser comer? A nutricionista enfatiza a importância de se alimentar antes de começar o exame. “Não vá de estomago vazio. E estômago vazio pode resultar em dificuldade de concentração, tontura, dor cabeça, fraqueza e sonolência. E você não quer isso, não é mesmo?”.
Guimarães também aconselha a fazer um lanche durante a prova, mas alerta para o tipo de alimento. “Evite os ultraprocessados, normalmente são ricos em sódio e podem aumentar a sua sede e causar desconforto durante a prova. Se você é viciado em um chocolatinho, escolha a versão 70% de quantidade de cacau. O cacau é um excelente antioxidante que pode melhorar o seu desempenho. Essa recomendação serve até mesmo nos dias que antecedem a prova”.