Há 18 anos, Fabiana Corrêa mudou-se do Paraná para o Acre, onde conheceu João Neto. Juntos desde então, eles criaram a empresa 4 Patas, localizada em Rio Branco-AC, cuja missão é proporcionar saúde e bem estar físico aos animais por meio de carinho e dedicação, do uso da tecnologia e do aprimoramento constante dos profissionais, contribuindo com a saúde pública e com a busca da felicidade pelas pessoas que gostam ou possuem animais.
Aqui, sua trajetória como médica veterinária começou em uma clínica local onde ela permaneceu por vários anos, mas teve que parar suas atividades após a chegada do primeiro filho. Para que a esposa não ficasse longe da profissão, João, em 2009, sugeriu que eles abrissem seu próprio negócio: Quatro Patas Pet Parque, após consultoria do Sebrae a empresa passou a ser chamada de “4 Patas: pet shop, hospedagem, clínica veterinária e pet estética”.
O empreendimento nasceu em sociedade com um casal de amigos. Com a sociedade veio o conceito de estética de animais para o projeto, uma área de atuação nova para Fabiana que só havia trabalhado com clínica veterinária até então, “Era um mundo de pet shop que não era o meu, o meu era de clínica, quando a sociedade foi desfeita, a gente teve que cair dentro desse mundo de pet shop de estética, e a sorte é que a gente continuou com os colaboradores da parte estética”, relata Fabiana.
A 4 Patas vem ofertando essa variedade de serviços que o cliente prima em um único local: o atendimento clínico, a internação, estética e um hotel fazenda, que segundo Fabiana, foi pensado com carinho para o conforto dos animais e nunca falta hóspede.
Sebrae no Acre: contribui para a sustentabilidade da empresa
Para qualquer negócio, o empreendedor deve saber que apenas amor ao que faz não é o suficiente para ter sucesso no empreendimento. Mais do que isso, é preciso compreender o mercado e estudar diferentes possibilidades de fazer seu estabelecimento crescer. Cativar um cliente requer bom atendimento e qualidade nos serviços prestados.
Ela passou por muitas dificuldades para administrar o seu negócio, por se tratar de algo novo, empreender era complicado, sem um plano de negócio elaborado a tarefa ficou mais difícil. Com vistas nisso, Fabiana foi buscar mais conhecimentos sobre empreendedorismo para melhorar a gestão da sua empresa, através das Quintas Empreendedoras, e de lá pra cá a empresária foi acompanhada pelo Programa ALI – Agente Local de Inovação, ocasião em que participou de oficina sobre Gestão de Marca, curso Tecnológico sobre Mídias Sociais e consultorias de Gestão da Qualidade, Criação de Site, Identidade Visual (reestudo da marca) e o mais recentemente, Gestão Financeira.
Após a consultoria em finanças, passaram a administrar melhor e equilibrar as contas da empresa, por meio da tomada de várias decisões como, por exemplo, fechar a loja de pet shop e reduzir o quadro de pessoal. Nesse sentido, eles também unificaram todos os serviços em uma única recepção, antes segmentada e passaram a trabalhar com comanda, preenchida no ato do atendimento. Apenas em momento posterior os dados colhidos são repassados para o sistema de gestão, customizando o tempo do cliente, pois dessa forma ele não precisa aguardar a busca de preços e a conclusão da demanda do processo no software para ser efetivamente atendido. Importante falar que para essas mudanças serem implementadas, o casal de empresários contou com o apoio fundamental do irmão de Fabiana, Alexandre, nessa operacionalização.
A padronização de preços de procedimentos e separação de cada um por planilhas (atendimento veterinário, medicação, internação, estética, dentre outros), pode parecer um procedimento muito simples, mas a implantação desse novo fluxo de processos resultou na redução de inadimplência e por conseguinte colaborou para o equilíbrio das receitas e despesas.
O novo plano de ação proposto pelo Sebrae para dar continuidade as inovações e alavancagem do negócio da 4 Patas está na área de Gestão de Pessoas e Marketing. O casal de empreendedores segue no mercado e é um caso de sucesso pelas atitudes que determinaram a sustentabilidade da empresa.