Em 1990, a banda pop New KidsontheBlock [novas crianças na vizinhança] estourava nas paradas de sucesso com a música StepbyStep [passo a passo]. Para‘estourar nas paradas’, umaMajors [grande gravadora], fazia um esforço de marketingmusical milionário para comercializar o ‘produto’ e transformá-lo em sucesso.Na atualidade o que impera é o modelo de negóciodigital,com o acesso em diversos tipos de canais de streaming [transmissão], que além de ganhos em receita, são responsáveis por apresentar novas opções de promoção, popularização e logística de distribuição.
Omundo mudou e continua mudando, rapidamente… Apareceram “novas crianças na vizinhança”: as STARTUPs [empresas ágeis, enxutas e escaláveis e que resolvem problemas reais].O grande investimento em densos planejamentos para fazer com que o cliente vá às compras, como o das gravadoras, requer esforços exaustivos, que às vezes acabam em frustrações e com a poupança de uma vida inteira. AsStartupstrabalham com o planejamento realizado StepbyStep, e que cada passo seja testado antes de ser implementado.
Cada ideia de uma startuppara inovar um produto, um serviço ou processo, é uma hipótese que pode ou não ser aceita pelo mercado e como tal deve ser testada, ou na linguagem empresarial, validada.
A cada passo, a validação de uma ideia de uma startup, busca “ouvir” do mercado aquilo que ele quer, sem interpretar pela paixão, através de uma métrica [resultados concretos e mensuráveis] estabelecida com base em números ou porcentagens que sejam sustentáveis para a empresa crescer seu Market Share [fatia de mercado].
Se a validação for positiva, dentro da métrica estabelecida, então uma nova hipótese deve ser testada, e se validada, testa-se uma nova hipótese… e assim por diante, passo a passo, até o projeto ser validado como um todo.Mas se for negativa, ou fora da métrica estabelecida, então o empreendedor deve pivotar [mudar de rumo], nesse caso, sem desperdícios de tempo e dinheiro. Mas não deve desistir ou desanimar e sim testaroutras e/ou novas hipóteses, da mesma forma.
Validação, independente de ser positiva ou negativa,pode trazer inúmeras possibilidades mais interessantes que ainda não haviam sido pensadas ou planejadas na ideia original, levar o empreendedor para um caminho menos arriscado e mais escalável [crescimento rápido], pode evitar um fracasso desastroso que inviabilize novas tentativas por causa de grandes perdas.O fracasso deve ser somente um trampolim para o aprendizado, e nunca uma plataforma para impossibilidades.
E validar possui um passo a passo simples, mas que deve ser perseguido com determinação, como as sugestões que se apresentam a seguir:
Umstepinteressante é realizar ações Out[fora] do ambiente digital, onde o contato físico se faz eficiente para os testes, principalmente quando a hipótese a ser validada é o problema da sociedade que a Startup busca resolver. Esse contato não deve ser feito através de um questionário estruturado, mas de um bate papo de onde saia naturalmente todas as informações necessárias a validação, sem direcionamentos e induções por parte da Startup.
Outro step que deve ser considerado é a busca de informações via face book e demais redes sociais, onde a Startup pode validar ideias simples para um número maior de pessoas.
Mais um step importante é a aposta em uma landingpage [página de destino], que apresenta o projeto na teoria pela primeira vez ao mercado buscando gerar leads [consumidor conhecido que demonstra interesse em consumir o seu produto ou serviço].Das primeiras manifestações dos leads, surgirãohipóteses para testes e métricas para validações posteriores.
Um próximo stepque a startup deve pensar é a criação do MVP, que significa MinimumViableProduct, ou em português ‘Produto Minimamente Viável’. É um conjunto de testes feitos para validar o projeto através de um Mockup[protótipo] onde o empreendedor vai oferecer o mínimo de funcionalidades em uma versão enxuta, mas suficiente para resolver o problema para o qual foi desenvolvido. Serve para conhecer na prática a reação do mercado, a compreensão do cliente sobre seu produto/serviço e se ele, de fato, é interessante na vida real.
Validar todas as hipóteses passo a passo no mercado é primordial, achar que sabe o que as pessoas desejam é arriscado! O empreendedor deve sempre deixar o mercado falar. Saber o querer do lead é validar a viabilidade do projeto.
Testar cada hipótese poderia fazer ou não uma música comostepbystepda banda pop New KidsontheBlock‘estourar nas paradas’, como poderia ou não fazer as gravadoras, mas uma coisa é certa, isso poderia acontecer com infinitamente menor investimento de dinheiro e tempo.
Para saber mais, procure o Sebrae Lab. 68.3216.2222