X

Celulares, armas, drogas e bebidas artesanais são apreendidos durante revista em presídio

Cinco celulares, nove armas brancas, estoques, maconha, cocaína e até bebidas alcoólicas artesanais. Esse foi o resultado da revista feita nos pavilhões A e L do Presídio Francisco d’Oliveira Conde (FOC) na sexta-feira, 15. Ao todo, cerca de 80 policiais militares, do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e agentes penitenciários foram empregados na ação.

Chips de celular, carregadores e rádio comunicador também foram apreendidos durante a revista. Aberson Carvalho, diretor do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), explicou que a revista foi uma ação rotineira para coibir a permanência de produtos e objetos proibidos dentro da unidade. Segundo ele, todas as apreensões foram encaminhadas à Polícia Civil.

“Os pavilhões são escolhidos de forma estratégica, fizemos uma análise para saber quais precisavam da revista um dia antes. Mas não por causa de situações específicas e sim de rotina. Qualquer ato dentro da unidade que não esteja na legalidade é respondido administrativamente. Além disso, um relatório é encaminhado à Vara de Execuções Penais”, explica Carvalho.

O diretor do Iapen lembra que as revistas estão previstas nas normas internas do presídio e combatem o uso de objetos e produtos que podem trazer riscos à segurança de presos e agentes dentro do FOC. “Só conseguimos fazer essa missão pela colaboração e apoio integral dos policiais militares e agentes penitenciários, o trabalho foi árduo”, finalizou o gestor.

 

A Gazeta do Acre: