A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), em sessão solene realizada na manhã de quinta-feira, 14, homenageou o Ministério Público do Acre (MP/AC), Tribunal de Contas (TCE), Tribunal de Justiça (TJ/AC), Defensoria Pública do Acre (DPE/AC) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AC) pelo trabalho desenvolvido ao longo de 2017.
Ao abrir os trabalhos na Casa do Povo, o presidente Ney Amorim (PT) pontuou a importância dessas instituições para a sociedade acriana. “São instituições que possuem uma importância extrema para O nosso Estado. Sem dúvidas, todos se destacaram no decorrer do ano, cada um à sua maneira”, disse ele, ao destacar ainda os pontos de cada instituição.
“O MP se destacou no ranking nacional como um dos 5 MPs com o melhor desempenho institucional e o terceiro mais transparente. O Tribunal de Contas teve um importante papel quanto a fiscalização e orientação dispensada aos gestores públicos. O Tribunal de Justiça se destacou pelo papel social desenvolvido em prol da população carente. A Defensoria se notabilizou pelo excelente atendimento jurídico prestado à população carente, diminuindo a desigualdade social na construção de um verdadeiro Estado de direito”.
O procurador-geral de Justiça, Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, agradeceu a homenagem e pontou os pontos positivos da gestão do presidente do parlamento estadual. “Quero agradecer grandemente em nome do Ministério Público, saudando o presidente Ney Amorim, que tão bem conduz os trabalhos desta casa, de uma forma harmoniosa, sempre respeitando a opinião diversa e a dignidade de todos”.
O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Valmir Ribeiro, por sua vez, frisou que o órgão primou em orientar os gestores de forma efetiva no sentido de que possam aplicar corretamente os recursos públicos. “Nós buscamos todas as formas de transformar o TCE em um órgão pedagógico para que amanhã não tenhamos dificuldade em aprovar as contas de um órgão. Temos as portas abertas para todos os gestores que nos procuram”, disse.
A presidente em exercício do TRE/AC, desembargadora Cezarinete Angelim, disse que “é muito gratificante participar de uma homenagem ao lado de tantas pessoas que muito contribuem com o Estado. Em nome do TER, agradeço a Assembleia Legislativa por esta homenagem”.
Os representantes do Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC) e da Defensoria Pública Geral do Estado, desembargador Francisco Djalma e defensora Simone Santiago, respectivamente, além de agradecerem a homenagem, também destacaram o trabalho desenvolvido por cada órgão.
“O TJ/AC se sente na obrigação de conceder cidadania ao nosso povo. Quero dizer da nossa gratidão, da gratidão do TJ/AC. Ficamos muito agradecidos e muito nos honra esse reconhecimento. O Poder Judiciário se sente muito honrado”, disse Francisco Djalma.
A defensora Simone Santiago, por sua vez, pontuou que a “Defensoria Pública tem um papel fundamental na garantia da democracia no nosso país”.