X

Jackson ramos comemora aprovação do PL que isenta doadores de medula óssea em concurso na Capital

 

Doadores voluntários de medula óssea terão isenção na hora do pagamento de taxa de inscrição de concursos públicos promovidos na Capital. É o que prevê o projeto de lei de autoria do vereador Jackson Ramos (PT), aprovado na última quarta-feira, 6, na Câmara de Vereadores de Rio Branco.

O objetivo da matéria, segundo o vereador, é aumentar o número de voluntários no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). “É uma forma de implementar junto à população o incentivo, onde ele isenta os doadores de medula óssea do pagamento de qualquer taxa de inscrição dos concursos públicos promovidos pelo município de Rio Branco e pela Câmara de Vereadores”, disse ao pontuar também que a isenção abrange também as autarquias diretas e indiretas da capital.

O parlamentar pontua que o Brasil é o terceiro lugar mundial no posicionamento de doadores voluntários, com 4,2 milhões de cadastros. O Acre é o último estado do país com doadores cadastrados no sistema.

“Para se ter uma ideia, os Estados Unidos tem cerca de oito milhões de doadores cadastrados; a Alemanha fica em segundo lugar, são em torno de seis milhões de cadastros. No Acre, atualmente, pouco mais de seis mil pessoas estão cadastradas no Programa Nacional de Cadastro Voluntário. Ficamos em último lugar entre todos os Estados da Federação”, disse ao pontuar que com a nova lei a população se mobilize para salvar mais vidas.

“Com esse projeto aprovado pela Câmara de Vereadores nós esperamos que o número de doadores voluntários de medula óssea aumente, e que possamos colocar o Acre, em uma melhor posição ajudando assim, a salvar vidas”, afirmou o vereador ao justificar a razão do projeto”.

Disse mais: “Se chegarmos a 30 mil cadastrados, já alcançamos 30% da população do estado. É uma meta. Mais de 16 mil pessoas em todo o Brasil precisam de um transplante de medula e a compatibilidade é rara, por isso precisamos aumentar o número de pessoas que fazem parte do cadastro”, pontuou.

Doações

O vereador destacou que ao menos oito pacientes cadastrados aguardam um doador compatível. O vereador explica que a compatibilidade entre não familiares no Brasil prolonga a espera do paciente. “No Brasil, o índice de compatibilidade na população geral, para um único paciente encontrar fora da família um doador compatível, é de 1 em 100 mil. Então, para os oito pacientes no estado encontrar um doador, vai ser necessário procurar entre 800 mil doadores voluntários”, esclarece.

Dados

De acordo com a lista divulgada pelo Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), a região Norte é a que menos tem doadores voluntários cadastrados, com 308,319. A região Sudeste é a que tem o maior número de cadastrados, com 1.977,162 voluntários.

O Acre é o estado do país com menos voluntários, com apenas 6.129. O estado de São Paulo é o que mais têm cadastrados no Redome, com 1.154,109 pessoas cadastradas.

Palestra

Nos mês de setembro a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com apoio do gabinete do vereador Jackson Ramos (PT), realizou uma palestra sobre o tema, abordando também de forma bem ampla, as ações de mobilização desenvolvidas pelo Estado e município para a doação de órgãos e tecidos. O evento faz parte da programação da Campanha Setembro Verde e aconteceu na Faao.

 

A Gazeta do Acre: