Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Lei regulamenta ações do Programa Saúde Itinerante no Acre

O Governo do Estado sancionou a Lei Nº 3.352 que normatiza as ações do Programa Saúde Itinerante no Acre. Agora, o projeto está vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e conta com o apoio dos Municípios e da União.

Há 18 anos, o Saúde Itinerante leva atendimento médico especializado e ações de saúde para todos os municípios, principalmente às comunidades de difícil acesso e com carência de oferta assistencial. Mais de 300 mil atendimentos foram realizados ao longo de quase duas décadas.

Mas, o que muda com a sanção da nova lei? “Antes, qualquer gestor colocava o programa onde quisesse, hoje não. Hoje, o Saúde Itinerante é um programa de políticas públicas e qualquer mudança na gestão ou governo, ele vai continuar funcionando de acordo com suas diretrizes”, explicou a coordenadora do programa, Selene Maia.

O programa conta com uma equipe de médicos, enfermeiros, biomédicos e assistentes sociais. Além de atendimento médico especializado, o projeto oferece serviços  diagnósticos e cirúrgicos, exames laboratoriais e medicamentos.

Para dispor de toda essa estrutura, o Saúde Itinerante conta com o conhecimento, planejamento e logística da coordenação, liderada por Maia desde a sua fundação. Entre os serviços ofertados estão: ultrassonografia, endoscopia, biópsia de colo uterino e preventivo do câncer do colo do útero, eletrocardiograma, entre outros.

Apesar da grande oferta de serviços, a coordenadora conta que os atendimentos mais procurados são os de ginecologia, pediatria e ultrassom. “Nós trabalhamos de acordo com a necessidade do Município”, acrescenta.

Segundo a lei, os municípios que receberão o programa serão escolhidos a partir de critérios baseados nos dados epidemiológicos e no serviço de regulação municipal e estadual. As visitas serão feitas uma vez por ano, sendo que a estadia da equipe pode variar de acordo com a necessidade de cada comunidade.

A expectativa é que o projeto atenda cerca de 30 mil pessoas em 2018. Nos dias 12 e 13 de janeiro, a equipe estará realizando consultas no município de Xapuri, segundo a coordenação. “Vamos atender a comunidade da cidade, as ribeirinhas que estão se deslocando para lá, e também a população da zona rural”.

A Sesacre, em parceria com o município, promove e divulga o dia, local, horário e especialidades de atendimentos itinerantes de saúde que serão realizados nas respectivas comunidades.

 

Sair da versão mobile