O Conservatório Musical infantil do Vale do Juruá agora faz parte de uma importante iniciativa nacional desenvolvida pelos membros do Ministério Público. O projeto cultural Musicalizando Pessoas com Amor e Carinho é destaque na campanha Ministério Público está aqui, desenvolvida pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), entidade que representa mais de 16 mil promotores e procuradores de Justiça em todo o País.
Na plataforma online www.ministeriopublicoestaaqui.com.br, o projeto Musicalizando Pessoas com Amor e Carinho mostra como a iniciativa reuniu mais de 300 crianças e adolescentes de baixa renda em torno de uma causa nobre: um coral que ultrapassa os ensinamentos de canto e música e contribui para a inclusão social, reduzindo a desigualdade.
Idealizado desde 2016 pelo Ministério Público do Acre, juntamente com o 61 Batalhão de Infantaria na Selva (BIS), a ação traz como resultado significativo a melhoria do desempenho escolar, por meio da valorização da autoestima das crianças e adolescentes envolvidos, além do estímulo ao trabalho em equipe e do afastamento do mundo das drogas. Para a presidente da CONAMP, Norma Cavalcanti, esse é um exemplo que deve ser multiplicado por todo o País. “São exemplos de histórias reais como essas, na cultura, na saúde, na educação e na segurança que o Ministério Público tem divulgado e pretende valorizar cada vez mais. Desde o lançamento da Campanha #MinistérioPúblicoestáaqui muita gente que ainda não conhecia ou tinha dificuldade em compreender o real papel do MP e de suas ações para a sociedade, passou a saber o que fazem os seus membros e qual o retorno do trabalho que prestam ao Brasil”, comemora.
Segundo um de seus principais idealizadores, o promotor de Justiça Iverson Bueno, acredita que o objetivo do projeto é demonstrar que a cultura pode diminuir a desigualdade social e o preconceito, contribuindo na formação do jovem para que se torne um adulto mais concentrado, maduro e polido culturalmente.
Na visão do Maestro do 61 BIS Exército, o Sargento Alexandre Sérgio, também oriundo de um projeto social, a música é um instrumento de paz e foi o que o conduziu a ser um profissional das Forças Armadas.
Para o presidente da Associação do Ministério Público do Acre, o promotor Francisco Maia Guedes tal iniciativa é uma restauração de almas juvenis, feridas por um mundo marcado pela violência e pelo abandono, que, por providência, puderam se encontrar com almas sensíveis e de ação curadora.
O projeto Musicalizando Pessoas com Amor e Carinho tem ainda a parceria com o Exército, Poder Judiciário do Acre em Cruzeiro do Sul, além do Educandário. No último mês de outubro, o projeto foi encaminhado à Comissão do Programa Criança Esperança e caso seja aprovado, contará com apoio financeiro para a compra de instrumentos musicais e auxílio aos professores do Conservatório Musical. Todos os documentos necessários para a candidatura foram encaminhados. O resultado deverá sair em abril ou maio de 2018. Agora é torcer, mais do que nunca! (Giovanna Jardim)