X

A ‘nossa macaxeira´ em destaque

Devido ao fuso horário, poucos, talvez tenham assistido ao programa Globo Rural do último domingo, que deudestaque, entre outros assuntos, à produção e mecanização da mandioca ou macaxeira no Acre.
Segundo a reportagem, com a modernização na produção e beneficiamento do produto, com o apoio inicial do Governo do Estado, houve um aumento de 20% na produtividade.Agricultores, que plantavam apenas para o consumo, triplicaram sua produção,conseguindo sua independência financeira. E além da farinha, alguns já estão produzindo a goma com alto valor de mercado.
Este registro sobre a produção da mandioca é importante para mostrar que o atual Governo está no aminho certo ao apoiar e investir na exploração de produtos regionais com as chamadas cadeias produtivas.
Nos próximos dias ou semanas, será firmado acordo com o Peru e a Bolívia para exportação de carne suína e de aves que estão sendo produzidas na região do Alto Acre, abrindo assim o mercado internacional para o Estado exportar seus produtos, um sonho ou projeto que vinha sendo alimentado há mais de 30 anos com a construção da rodovia do Pacífico ou Interoceânica.
Essas considerações servem para reforçar a tese que este é o caminho correto e viável para o desenvolvimento sustentável do Estado. E também para mostrar para alguns setores políticos que, apesar da crise econômica e política, o Acre está produzindo, gerando empregos e renda.

A Gazeta do Acre: