Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ação solidária chama atenção para população que vive em situação de rua

 

Atualmente, cerca de 230 pessoas moram nas ruas de Rio Branco

A ação social ‘Noite Feliz – Natal com a população de rua’ ocorre no dia 22 de dezembro, às 19h, na Praça da Biblioteca Pública, em Rio Branco. O objetivo é reunir a população que vive em situação de rua na capital acreana para uma noite de confraternização e debate sobre políticas públicas e conquistas da classe.

A atividade é uma realização do Ministério Público do Estado (MP/AC), em parceria com algumas entidades, como o Rotary Club, Associação de Redução de Danos do Acre, Fórum de entidades LGBT’s, entre outros.

“Mais do que um momento de solidariedade, esse é um momento político de visibilidade dessa população de rua por parte do sistema de Justiça e do Ministério Público”, explica o servidor Fábio Fabrício, do Núcleo de Atendimento Terapêutico Psicossocial em Dependência Química (Natera).

Fabrício acrescenta que esse é um momento em que esses cidadãos terão a oportunidade de interagir e falar sobre a realidade em que vivem. Atualmente, cerca de 230 pessoas vivem em situação de rua na Capital, segundo dados do MP/AC.

Durante a confraternização, será feita a entrega por parte da população de rua de algumas reivindicações, para que a próxima gestão do Ministério Público possa dar continuidade ao trabalho que tem sido feito.

“É um momento que essa população começa a reivindicar os seus direitos, de atendimento de saúde, atendimento adequado por parte da Segurança Pública, direito à assistência social e outras áreas. A população de rua é considerada mais vulnerável e está destituída de todos os direitos. Já perdeu os vínculos, e muitas vezes até o alto cuidado”.

Segundo o servidor, o número de moradores de rua tem aumentado, sobretudo a população feminina. “Estamos preocupados em relação a isso. Então, mais que um gesto solidário, esse é um momento político para chamar atenção a essa causa”.

Para distribuir kits de higiene durante a confraternização, o MP e seus parceiros estão arrecadando produtos de uso pessoal, como toalhas de banho, desodorantes, sabonetes, escova de dente, creme dental, absorventes, etc. Os interessados podem entregar as doações no posto de coleta montado no Natera, localizado na Rua Marechal Deodoro, 472, Centro.

Quem quiser ajudar com doações em dinheiro pode fazer depósito ou transferência bancária para a conta corrente 14.300-6, agência 2359-0, do Banco do Brasil. Mais informações pelos telefones:  3212-2118 ou 9 99640-7836.

Sair da versão mobile