X

Estudante acreano é o único da região Norte a participar da Jornada Espacial

 

Aluno do Colégio Sigma, o estudante Leonardo Kassem Souza Mastub, 15 anos, foi o único estudante da região Norte que participou da Jornada Espacial. O evento reuniu mais de 70 estudantes de várias regiões do país, entre os dias 10 e 16 de dezembro, em São Paulo.

O objetivo do evento, organizado pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), em conjunto com a AEB Escola, projeto pedagógico da Agência Espacial Brasileira (AEB), é formar uma geração mais conectada à astronomia e à astronáutica.

A Jornada Espacial é destinada aos alunos que obtiveram os melhores resultados na prova da OBA. Mastub se destacou no colégio por conquistar a medalha de prata nesta edição. Mais de 600 mil alunos dos ensinos fundamental e médio participaram da prova online, que ocorreu no dia 19 de maio.

Durante o evento, os estudantes puderam conhecer as atividades espaciais desenvolvidas no país e interagir com técnicos e pesquisadores que trabalham no polo tecnológico aeroespacial da região. Além disso, eles participaram de palestras, oficinas e visitas às instalações do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

“Essa semana de estudos ampliou ainda mais o meu conhecimento em diversas áreas. Eu fui ao Memorial Aeroespacial Brasileiro que me fez ver de perto todo o funcionamento de um foguete, e como tudo funciona desde a criação até o lançamento. A Jornada Espacial me fez compreender melhor o sistema aeroespacial, como funciona e o porquê de tudo isso, que é algo incrível de saber”, contou.

O estudante revela que a área de Ciências Exatas sempre chamou a sua atenção. Apesar da pouca idade, ele já planeja fazer vestibular para algum tipo de engenharia. “O colégio Sigma, junto com meu professor e coordenação, me incentivaram brilhantemente a participar dessa olímpiada, na qual me interessei muito pelo assunto”.

Para o jovem, ser o único estudante da região Norte a participar do evento é fruto da educação dada pelos pais e do incentivo da escola. “Sinto que estou no caminho certo e fazendo um trabalho correto. Acredito que isso foi uma grande conquista, mas sei que tenho muito a melhorar. Aliás, todos nós temos algo a melhorar”.

Estudante Leonardo Kassem – FOTO – ARQUIVO PESSOAL
Categories: Flash
A Gazeta do Acre: