Com a chegada das festas de fim de ano a procura por presentes aumenta. Por isso, o Procon/Ac realiza a ‘Operação Boas Festas’ para fiscalizar o comércio de Rio Branco e prevenir práticas abusivas. A ação começou nesta quarta-feira, 13, e vai até o dia 25 deste mês.
Nesta primeira semana os agentes do órgão devem orientar consumidores e comerciantes do Calçadão do Terminal Urbano, no Centro. “A novidade é que estamos orientando de forma educativa os comerciantes informais daquela região. Esse é um mercado de muita movimentação esse período”, explica o diretor-presidente do Procon/Ac, Diego Rodrigues.
Segundo Rodrigues, o objetivo da ação é evitar que os clientes tenham qualquer tipo de problema na hora das compras. Os comerciantes também estão sendo orientados quanto ao direito do consumidor.
“A política de troca, por exemplo, é um dos problemas mais encontrados pelos consumidores. É obrigação do fornecedor informar sobre a política de troca da empresa para que o cliente tenha garantia da troca do produto, caso seja necessário”.
O diretor-presidente aproveita para dar algumas dicas para as compras de fim de ano. Para evitar problemas posteriores, os preços e condições devem ser registrados em fotos ou prints de celular para futura comprovação.
Outra recomendação é guardar todos os documentos que comprovem a compra, ou seja, as notas fiscais, para garantir possíveis trocas de produtos.
“A nota fiscal é a garantia do consumidor quando tiver que reclamar ou recorrer aos seus direitos. É obrigação do comerciante fornecer a nota, por isso o consumidor deve exigir a nota fiscal do produto”.
Por fim, Rodrigues ressalta que o consumidor que se sentir lesado deve procurar o atendimento do Procon da Oca ou ligar para o disk denúncia 151. “Estamos à disposição da população”.