Qual seria sua reação se seu professor se fantasiasse de ‘negão do WhatsApp’? Acostumado a usar fantasias durante aplicação de provas, o professor Giovanni Casseb, do curso de medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac), causou polêmica nas redes sociais ao se caracterizar do meme ‘negão do WhatsApp’ durante uma aula da saudade, na última terça-feira, 12.
Após ter fotografia publicada nas redes sociais, o professor recebeu uma enxurrada de críticas. Alunos e militantes dos Direitos Humanos acusaram Casseb de racismo e preconceito.
Em sua página de Facebook, o docente afirma que não teve a intenção de “ferir ninguém”. Ele justifica que o meme foi escolhido devido a uma brincadeira entre os alunos, que chegaram a enviar vários arquivos no grupo de whatsApp com o a foto do personagem.
“Até eu mesmo caí várias vezes na pegadinha, assim como em outros grupos acontece já que esse e o gemidão do WhatsApp foram os temas mais comentados no ano de 2017. O tema da aula da saudade era pool party da Med11 e aliei a brincadeira no grupo do WhatsApp com o fato do personagem estar de toalha e chapéu de pescador”.
Ainda segundo Casseb, a brincadeira foi bem aceita pelos alunos, inclusive pelos negros. Ele finaliza com um pedido de desculpas: “Quero publicamente pedir desculpas a quem se sentiu ofendido com a caracterização, nunca tive intenção de ofender ou oprimir quem quer que seja! Conheço a luta do povo negro e não compactuo com racismo ou qualquer discriminação de cunho racial, sexual, religiosa e me coloco à disposição para juntos fortalecermos essa luta”.
Se, segundo o professor, seus alunos gostaram da brincadeira, nas redes sociais a ideia não foi bem aceita. “Uma dica, quem faz e se esconde, pede para não ser mostrado, é falso, traíra, covarde, hipócrita”, escreveu um internauta.
Casseb já se fantasiou de diversos personagens como Freddy Krueger, Coringa, Pinguim e até Donald Trump.Por meio da assessoria de comunicação, a Ufac informou que está tomando providências internas e que deve se posicionar oficialmente nesta sexta-feira, 14.