X

Sintest/AC confirma paralisação nos dias 18 e 19 contra a Reforma da Previdência

 

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Terceiro Grau do Acre (Sintest-AC), Tadeu Coelho, confirmou a paralisação da categoria nos dias 18 e 19 deste mês por conta da votação da Reforma da Previdência em Brasília. Os servidores encerraram uma paralisação de advertência, mas continuam em estado de greve, após o Governo Federal sinalizar que pretende ouvir as reivindicações.

Os servidores são contrários à nova Reforma da Previdência, o Programa de Desligamento Voluntário (PDV) e acordos firmados durante a greve de 2015 e que ainda não foram cumpridos, como a qualificação do servidor e o fortalecimento do plano de carreira.

A pauta também inclui o aumento da contribuição previdenciária e a reforma administrativa que afeta diretamente os planos de carreira dos servidores públicos, além de uma avaliação que pode tirar a estabilidade do servidor com a exoneração.

De acordo com Tadeu Coelho, a nova paralisação atende um calendário nacional de greve. Eles agora se preparam para uma paralisação nos dias 18 e 19 desse mês contra a Reforma da Previdência. Além disso, os servidores denunciam que os acordos mantidos com o governo de Dilma Rousseff não foram mantidos com a atual gestão no Ministério da Educação.

No Acre, a categoria deve cumprir agenda conforme orientação da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnicos Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra).

 

Confira os principais pontos contrários à Reforma da Previdência

Cancelamento do regime salarial (adiado para acontecer somente em 2019); Reforma Administrativa que dobra o tempo para o servidor progredir na carreira dentro da instituição (com a reforma, esse tempo dobra); quebra da estabilidade do servidor público federal e o aumento da alíquota de contribuição previdenciária.

Categories: Flash
A Gazeta do Acre: