Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Tião Viana assina ordem de serviço para finalização das obras do Huerb

Uma nova fase do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) iniciou nesta sexta-feira, 8. O governador Tião Viana assinou a ordem de serviço para finalização das obras de verticalização do hospital. Ao todo, é um investimento de R$ 20,1 milhões.

“Superamos todas as barreiras e agora estamos na última etapa de obras do Huerb. Ao ser finalizada, é uma obra que cria a referência do que o Acre merece de uma unidade de emergência, significando 109 leitos a mais. Uma estrutura que vai dar dignidade que a população precisa ter”, declarou o governador na solenidade de assinatura, que ocorreu na casa Civil.

O Huerb, gerido pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) é uma referência em todo o estado e para moradores de alguns municípios dos estados do Amazonas, Rondônia e países fronteiriços como Peru e Bolívia. Atualmente são realizados na unidade nove mil atendimentos e 600 internações por mês, além de 55 mil exames de apoio e diagnóstico e quatro mil procedimentos cirúrgicos por ano.

As atividades oferecidas são: urgência e emergência de alta complexidade e referência terciária em politraumatismo, clínica médica, neurologia e neurocirurgia, ortopedia, otorrinolaringologia, oftalmologia, cardiologia, captação de órgãos, pediatria, cirurgias geral e vascular, angiologia e UTI.

A servidora Nazaré Eduarda Oliveira trabalha no Huerb desde 1979 e fez questão de falar sobre a evolução da unidade ao longo desses anos. “Era muito difícil para a gente trabalhar antigamente, tinha muito rato e a sala dos médicos, por exemplo, era muito pequena. Hoje já estamos trabalhando em um palácio, eu me orgulho muito da secretaria em que estou. Temos uma estrutura muito boa e avançada”, afirmou.

“Vamos construir uma saúde em que o amor esteja presente entre nós. Nós avançamos como nunca no setor da saúde do Acre, só de servidores convocamos mais de 12 mil na minha gestão”, finalizou o governador.

As últimas etapas das obras serão para a conclusão das 13 enfermarias do 2º, 3º e 4º pavimentos, do 5º pavimento que será UTI com 10 leitos e para instalação de luminárias, equipamentos diversos, piso, forro, pintura. A ordem de execução é de R$ 7,9 milhões.

Sair da versão mobile