Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Câmara aprova projeto que institui o Dia da Conscientização e Prevenção da Síndrome Alcoólica Fetal

 

A Câmara de Rio Branco aprovou ontem, 14, em sessão extraordinária, o projeto de lei que institui no calendário oficial da Capital o Dia da Conscientização e Prevenção da Síndrome Alcoólica Fetal. De autoria do vereador Rodrigo Forneck (PT), a matéria tem como objetivo alertar a sociedade sobre os danos e efeitos do álcool e de outras drogas no período da gestação.

De acordo com o autor da matéria, a conscientização ainda é a melhor forma de prevenção da síndrome, pois o consumo de álcool durante a gravidez ainda é algo amplamente praticado por quem desconhece os riscos que o ato pode trazer.

“O que precisamos é ampliar o debate em torno desse assunto, pois ainda encontramos muitas mulheres que desconhecem os danos e efeitos do álcool e de outras drogas no período da gestação. Concluo meu primeiro ano de mandato muito feliz com a aprovação dessa matéria que é de extrema importância para a sociedade. Vale ressaltar que se trata de uma pauta apartidária”, disse Forneck.

Ainda segundo o parlamentar, um estudo feito por organizações de saúde apontou que 22% das grávidas consomem bebidas alcoólicas e que a doença contabiliza no mundo de um a três casos para cada 1.000 nascidos vivos.

“O álcool entra na circulação sanguínea do feto uma hora após a ingestão da mãe. É preocupante porque, segundo pesquisas recentes, o consumo de bebidas aumentou entre as jovens. Queremos levar as informações até as mulheres da periferia, que é onde existem menos oportunidades de acesso à saúde, à educação e à cultura”, explica o vereador.

O PL institui a data de 9 de setembro como Dia Municipal de Conscientização da SAF e autoriza a prefeitura a pactuar convênios de ações preventivas com entidades sem fins lucrativos e instituições que militem na causa.

SAF

Conhecida pela sigla SAF, a Síndrome Alcoólica Fetal é o conjunto de sinais e sintomas apresentados pelo feto e no recém-nascido, em decorrência do consumo de álcool pela gestante no período pré-concepcional (ao menos três meses antes da gravidez) e durante o período gestacional. A doença pode provocar déficit de crescimento desde a vida intrauterina, alterações faciais e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Segundo o autor, é considerada a maior causa de déficit intelectual prevenível no mundo.

As alterações faciais mais comuns são fissuras palpebrais pequenas; fácies plana; nariz curto; filtro nasal longo e hipoplásico; lábio superior fino. Outros sinais decorrentes da síndrome são: baixo peso ao nascer e baixo ganho; microcefalia (perímetro cefálico diminuído); dificuldade de aprendizagem, linguagem, memória e atenção; QI (quociente intelectual) baixo; alterações na visão e audição; dificuldades de socialização; distúrbios comportamentais; atraso de desenvolvimento cognitivo; e alterações neurológicas como convulsões.

Sair da versão mobile