X

Movimento Comunitário comemora 30 anos da Umamrb e homenageia prefeito Marcus Alexandre

????????????????????????????????????

 

O prefeito Marcus Alexandre foi um dos homenageados na festa de comemoração de 30 anos de fundação da União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco (Umamrb), na noite desta terça-feira, 19. Outras 110 pessoas também receberam homenagem pelos relevantes serviços prestados à Umamrb e à cidade.

O presidente da Umamrb, Gilson Albuquerque, lembrou que a homenagem ao prefeito é mais do que merecida, já que Marcus Alexandre consolidou definitivamente a parceria entre o poder público municipal e o movimento comunitário, por meio das associações de moradores de bairros. “Tudo o que o prefeito faz é em parceria conosco. Nos ouve nas tomadas de decisão, tem dois dias na semana no gabinete para atender os presidentes. Isso  faz toda a diferença. E o prefeito está no dia a dia com  a população e nos momentos difíceis, como nas alagações, quando auxilia as famílias com toda  a estrutura possível”, completou Gilson, que citou ainda a criação da Secretaria Municipal de Articulação Comunitária e Social (Semacs), que mantém coordenadores em todas as dez regionais da capital. Gilson Albuquerque, entre membro da diretoria e presidente, está há frente da Umamrb há 16 anos.

A Umamrb conta com 170 Associações de Moradores de Bairros de Rio Branco. Em sua fala de agradecimento pela homenagem, o prefeito Marcus Alexandre recordou que somente este ano fez 612 visitas às comunidades da capital para verificar demandas dos moradores e programar melhorias, sempre em conjunto com as lideranças comunitárias. Em seu gabinete, na Prefeitura, recebeu 349 visitas de presidentes ou membros de associações de moradores.

“Parceria é a palavra que define essa relação que temos com o movimento comunitário. E, juntos, estamos vencendo muitos desafios em época de poucos recursos. A Prefeitura se multiplica por meio das lideranças nos bairros. E somos gratos por tudo isso que fizemos juntos e que ainda vamos avançar. Esse movimento é forte porque é unido. Estou muito agradecido pela homenagem da Umamrb e vou levar para sempre no meu coração essa boa parceria feita até aqui. Feliz Natal e um ano novo de muita paz e prosperidade a todos”, declarou Marcus Alexandre.

Outra homenageada da noite, a ativista Raimunda Bezerra, presidente do Centro de Defesa dos Direitos Humanos e Educação Popular do Acre (CDDHEP) – criado em 1979, destacou a importância da Umamrb nos avanços pelo qual passou a capital acreana nos últimos 30 anos. “O movimento comunitário em Rio Branco se reconheceu como tal a partir da criação da Umamrb, que passou a ser o ponto de referência nas lutas por melhorias básicas. Isso criou mais força ainda nas gestões da Frente Popular, que sempre atuaram em parceria com as lideranças”, lembrou.

A deputada estadual Dra. Juliana e os secretários municipais Manoel Lima (Semacs) e Lidianne Cabral (Semam) também estiveram no evento. A deputada ressaltou o trabalho dos líderes comunitários. “É a instituição que representa todos os moradores de bairros da capital e é parceira na execução de serviços que melhoram as localidades. É um orgulho poder participar desta festa de comemoração de 30 anos da Umrmrb”, concluiu.

A Gazeta do Acre: