No próximo dia 28, a capital acreana comemora 135 anos. Para celebrar a data, a Prefeitura preparou programação especial. As atividades que tiveram início no último dia 6 com o acender das Luzes de Natal na Praça da Revolução seguem durante todo o mês com espetáculos de dança, música e homenagens às personalidades anônimas ou ilustres que contribuíram para o desenvolvimento da cidade.
Neste fim de semana, os palcos serão a Praça da Revolução e a Pracinha do Calafate. Na Praça da Revolução, a programação começa às 18h. Na sexta-feira,15, a Cia Teatro de Expressão apresenta o espetáculo Pinóquio. O show continua com Dallas Dean e microfone aberto para as manifestações artísticas do público. Na Pracinha do Calafate, as apresentações artísticas e intervenções culturais iniciam às 17h no palco livre com microfone aberto, com o projeto Cultura de Paz. No sábado, 16, quem garante a festa são a “Marujada Brig Esperança” e o músico Jean Félix. Já no domingo, 17, as atrações ficam por conta do espetáculo A paixão e a Sina de Matheus e Catirina e do cantor Dallas Dean.
Dia 19 haverá o lançamento do livro “Pássaro sem Rumo”, de Genésio Ferreira, às 16h na Livraria Paim. No ato, o jornalista Elson Martins participa de um bate-papo com o autor. O Espetáculo de Dança “Cadencia”, da CIA Garatuja e o músico Dallas Dean animam a Praça da Revolução na quinta-feira, 21, a partir das 18h.
Organizada pelo Comitê Chico Mendes em parceira com a FGB, a Semana Chico Mendes começa dia 22 ligada à programação do aniversário da cidade com a atividade “Seringal Cultural – Viva, Chico Mendes!”, que acontece no Centro Cultural Lydia Hammes, no bairro Aeroporto Velho das 15h às 22h. Ainda no dia 22 e nos dias 23 e 24 segue o projeto Cultura na Praça, na Praça da Revolução, sempre a partir das 18h.
No dia 27, a celebração continua com a entrega da Comenda da Ordem do Mérito Volta da Empreza e do Baile Rio Branco 135 Anos, com animação da banda Os Mugs II, no Centro Cultural Lydia Hammes. O ponto alto da programação acontece no próximo dia 28 com a Alvorada Festiva na Gameleira, exposição e premiação das fotos do concurso “Um Olhar Sobre Rio Branco” e o lançamento do livro “Rio Branco de todos os sentidos”, em comemoração ao aniversário da cidade. Dia 29, o projeto Cultura de Paz acontece no bairro Vitória, a partir das 17h, na Praça Maria José, além da Casa de Bamba Fim de Ano, com Brunno Damasceno, Anderson Liguth e grupo Casa de Bamba, realizado no Casarão, às 19. A festividade continua até o dia 31, com o Encontrão do Senadinho, às 16h no Centro Cultural Lydia Hammes, com apresentações artísticas e intervenções culturais e o Réveillon e a queima de fogos no bairro Base, onde a prefeitura é parceira na realização.
5º Natal no Calçadão
Todos os dias também são realizadas atrações culturais na Tenda do Papai Noel, instalada no Calçadão da Benjamin Constant. As atividades acontecem durante o dia, com início às 10h da manhã. A programação cultural da 5ª Edição do Natal no Calçadão segue até a véspera de Natal, dia 24 de dezembro.
Rio Branco 135 anos – Como tudo começou
Conta a História que uma árvore frondosa, a Gameleira, foi o que chamou a atenção dos exploradores, Neutel Maia, sua família e trabalhadores, que subiam o rio, levando-os a abrir ali mesmo um seringal.
Foi à margem direita do Rio Acre, ao longo da curva do rio, onde ainda está a gameleira e hoje fica o Segundo Distrito, que no dia 28 de dezembro de 1882, Maia fundou o primeiro seringal, o Seringal Volta da Empreza.
À margem esquerda, onde hoje fica o Palácio Rio Branco, Neutel Maia criou o Seringal Empreza. Anos depois, essas terras seriam alvos de disputas entre tropas brasileiras e bolivianas, foi o período da chamada Revolução Acreana.
Terminada a Revolução, por meio da assinatura do Tratado de Petrópolis, em 17 de novembro de 1903, o Acre foi anexado ao Brasil. Do seringal surgiu a vila que virou Rio Branco, cidade que logo viria a ser Capital.