Na manhã desta sexta-feira, 26, depois de verificar o andamento da obra da creche do Residencial Juarez Távora, que está em fase final, o prefeito Marcus Alexandre anunciou que as matrículas do Centro de Ensino Infantil (CEI) da localidade serão iniciadas na última semana de março e que o ano letivo vai começar em abril.
A do Juarez Távora será a 13º creche inaugurada na gestão do prefeito Marcus Alexandre e segue o padrão do Projeto Brasil Carinhoso, com salas de aula climatizadas, espaços para descanso e outros ambientes que proporcionam bem-estar para as crianças e funcionários. Na creche vão estudar crianças de 2 e 3 anos de idade em tempo integral e de 4 e 5 da pré-escola, num total de 250 alunos. “Já estamos comprando as carteiras escolares e demais móveis dessa creche para que possamos iniciar as matrículas no final de março”, garantiu o prefeito.
Algumas mães que residem no Juarez Távora, junto com o presidente da Associação de Moradores, acompanharam a visita do prefeito ao Centro de Ensino Infantil e comemoraram a notícia da entrega do equipamento em abril. Rosângela Silva, que trabalha como empregada doméstica, disse se sentir mais tranquila com a possibilidade de deixar o filho na creche. “Não vou mais precisar deixar meu filho com parentes ou ficar procurando alguém de confiança para ficar com ele. Vou trabalhar tranquila enquanto ele fica aqui, bem cuidado. E na creche a criança se desenvolve mais rapidamente”, acrescentou. Segundo o presidente da Associação de Moradores, Guilhermo Salas, “a creche é um sonho antigo da comunidade local, que se realiza agora”.
Marcus Alexandre ressalta que para este ano letivo, além do Centro de Educação Infantil do Juarez Távora, outras duas unidades serão entregues no início deste ano letivo: a do Jequitibá (na região do Calafate) e a da Cidade do Povo. Todas seguem o padrão de excelência das demais creches entregues na atual gestão.
Expansão de vagas em creches – O secretário Municipal de Educação, Márcio Batista, lembra que a educação infantil é destaque desde a primeira gestão do prefeito Marcus Alexandre. Em 2012, segundo ele, havia 1.383 crianças em 13 creches. Em 2017, já eram 4.500 crianças em 25 creches municipais. Como ainda falta inaugurar outras duas creches, na Cidade do Povo e no Jequitibá, somando 28 creches, o número de crianças matriculadas vai aumentar. “A educação foi a área de maior destaque na nossa gestão e isso fará uma grande diferença no futuro de nossas crianças e da nossa cidade”, explicou Márcio Batista.