BRUNA MELLO
Algumas pessoas já perceberam a falta de radares espalhados em pontos estratégicos na capital acreana. Segundo o Departamento de Trânsito do Acre (Detran/Ac), a maioria dos equipamentos foi retirada e será substituída por aparelhos mais modernos.
Desde dezembro do ano passado, quando encerrou o contrato com a empresa fornecedora, os equipamentos começaram a ser retirados. Ao todo, serão substituídos 35 radares em 20 pontos que possuem alto índice de acidentes.
Em nota, o órgão informou que não tem prazo definitivo para o início do funcionamento dos novos equipamentos, pois os radares precisam ser instalados, além de passar por aferição, testes ou avaliação das entidades fiscalizadoras.
O Detran afirma que os novos aparelhos serão mais eficientes e modernos, com filmagens mais nítidas e alcance maior.
“Esses equipamentos possuem um diferencial que a leitura automática de placas. Com essa funcionalidade nós pretendemos futuramente que ela sirva para identificar veículos roubados, que trafegam pela cidade. É uma troca paulatina, não foram tirados todos os equipamentos da cidade. Estamos tirando de algumas regiões e substituindo”, acrescentou o diretor Administrativo e Financeiro do Detran/Ac, Fábio Ferreira.