BRUNA LOPES
O resultado obtido pelos candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 foi divulgado nesta quinta-feira, 18. As notas só podem ser acessadas pelo próprio participante após informar o CPF e a senha cadastrada. No início da manhã, o site apresentou instabilidade, mas o problema rapidamente foi resolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Foram exatamente 54.379 pessoas inscritas no Acre, totalizando cerca de 6,7 milhões de inscrições no Brasil. Rio Branco realizou o maior número de inscritos no Estado, com 34.710 mil pessoas, Cruzeiro do Sul ficou em segundo, com 8.240 mil, e Sena Madureira, com 2.015 participantes.
De acordo com o Ministério de Educação (MEC), apenas 53 alunos tiraram nota mil na redação do Enem. O número representa uma queda no total, já que no ano anterior foram 77 notas máximas obtidas na prova. A nota média da redação passou de 541,9 para 558.
Na última edição, os candidatos escreveram sobre o tema “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. Ainda segundo o instituto, apenas 6,5% das redações receberam nota zero. Os motivos foram: fuga ao tema (5,01%), prova em branco (0,80%), texto insuficiente (0,33%), parte desconectada (0,17%), não atendimento ao tipo textual (0,11%), cópia do texto motivador (0,09%), outros motivos (0,03%).
Das 4,72 milhões de redações corrigidas, 309.157 tiveram notas zero. A fuga ao tema da prova foi o motivo para zerar a redação. Em 2016, apenas 0,78% dos alunos cometeram este erro. Em 2017, o número subiu para 5,01%.
O chamado “espelho das redações” sai no dia 19 de março. O espelho é a cópia digitalizada do texto escrito pelos candidatos na prova. Além deles, os participantes podem ver a nota e a justificativa atribuída pelos corretores a cada uma das cinco competências avaliadas na redação.
Neste mesmo dia, o Inep divulga o resultado dos alunos treineiros, ou seja, aqueles fizeram a prova sem validade para se candidatar a uma vaga no ensino superior.
MEC anuncia novas
datas para o Sisu
As inscrições da primeira edição de 2018 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam no dia 23 de janeiro e irão até as 23h59 de 26 de janeiro, no horário de Brasília.
Elas serão feitas no site do programa: sisu.mec.gov.br. Não é necessário pagar taxas.
Por meio desse sistema, os candidatos poderão usar as notas do Enem de 2017 para pleitear uma vaga em uma universidade pública que tenha aderido ao Sisu. Serão 130 instituições no Brasil, sendo 30 estaduais e 100 federais, que ofertarão 239.601 vagas na graduação.
Para participar, é necessário ter tirado nota acima de zero na redação do Enem 2017. Como nos anos anteriores, cada candidato poderá se inscrever em até duas vagas, especificando a ordem de preferência e o turno no qual pretende estudar. Também é necessário definir qual a modalidade no qual o aluno se encaixa – ampla concorrência ou alguma relativa às ações afirmativas (com critérios raciais ou sociais).
Do dia 30 de janeiro até as 23h59 de 7 de fevereiro, os candidatos poderão manifestar interesse em alguma vaga para a qual não foram aprovados na primeira chamada.