Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Dos 42 presos beneficiados com saída temporária, um foi recolhido por descumprir medidas

Dos 42 presos beneficiados com saída temporária, um foi recolhido por descumprir medidas

Dos 42 detentos do presídio Francisco d’Oliveira Conde (FOC), em Rio Branco, beneficiados com a saída temporária de Natal, 41 retornaram à unidade penitenciária no prazo determinado pela Vara de Execuções Penais.

Segundo o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), apenas um preso descumpriu as medidas estabelecidas pela Justiça e foi recolhido por descumprimento das regras.

Os presos foram liberados dia 24 de dezembro e voltaram no dia 30. Todos eles estavam sendo monitorados por tornozeleiras eletrônicas.

Marcelo Lopes, diretor de monitoramento do Iapen-AC, explicou que o presidiário recolhido descumpriu o recolhimento noturno. Os beneficiados não podiam estar fora de casa à noite e este foi acusado de roubo na cidade de Senador Guiomard, interior do Acre.

“O recolhimento desse preso foi feito em Senador Guiomard pela equipe do Iapen-AC e um agente da Polícia Civil no último sábado, 30. O sistema mostrou que ele estava fora de casa e fomos até o local. No caminho, um policial civil entrou em contato conosco e demos apoio a ele e fizemos a prisão. Inicialmente ela [prisão] foi feita por furto e por descumprimento”, diz Lopes.

De acordo com o diretor de monitoramento do Iapen-AC, a vítima não prestou queixa sobre a acusação de furto contra o preso recolhido. Ele explica ainda que o detento está aguardando a audiência de justificação na Vara de Execuções Penais. Somente depois dessa audiência que alguma medida contra o homem vai ser estabelecida.

Sair da versão mobile