BRUNA MELLO
As constantes chuvas têm elevado o nível dos rios em todo o Acre. Somente nas últimas 24 horas, as águas subiram quase um metro na capital acreana. O manancial registrou 10,18 metros nesta terça-feira, 9, segundo medição da Defesa Civil Municipal.
“Nós já temos um acumulado de chuvas de 22 mm no mês de janeiro, um número bastante considerável. Também tivemos bastante chuvas em Capixaba, Xapuri, Brasiléia, Epitaciolândia, isso sem falar no país vizinho, a Bolívia”, destacou o porta-voz do Corpo de Bombeiros, major Cláudio Falcão.
A previsão, segundo estudos da Unidade Central de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (Ucegeo), é de chuvas de forma irregular, mas significativas até o dia 22 de janeiro. Por isso, o major não descarta a possibilidade de enchente este ano.
“Somente em dezembro choveu mais de 83% do esperado para o período. A previsão é que se repita em janeiro e fevereiro e, com essa permanência, nós teremos sim uma perspectiva de um nível ainda maior do Rio Acre, que está se aproximando da cota de alerta. Possivelmente irá chegar a cota de transbordamento ou até além disso. Então, temos uma previsão de cheia, mas não sabemos se haverá alagamento ou não”.
Falcão destaca que o governo, por meio da Comissão Estadual de Gestão de Riscos Ambientais (CEGDRA), em parceria com as prefeituras, tem monitorado a situação. “O monitoramento tem sido feito todos os dias. Observamos que todos os rios do estado apresentaram altas nos níveis. Vamos esperar os próximos dias para ver como o clima se comporta”.
Em Assis Brasil, o Rio Acre registrou a marca de 6,52 metros nesta terça, 9. Mas já apresenta sinais de vazante. No município a cota de alerta é de 11,30, enquanto a de transbordamento é de 12,50 metros.
Já em Brasiléia, o mesmo manancial apresenta a marca de 5,55 metros, enquanto em Xapuri registrou a cota de 8,86 metros e em Capixaba, 9,02 metros nesta terça-feira.