BRUNA LOPES
Pela primeira vez, o Acre recebe uma atividade nacional da Pastoral da Juventude. Entre os dias 7 a 12 de janeiro será realizado o 12° Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ). O tema é inspirado na saudação dos índios Huni Kuin: “Txai: da seiva da vida, a Festa do Bem Viver”, com a iluminação bíblica “Sou eu que estou falando com você” (Jo 4,26). Estima-se que 400 jovens católicos estão se deslocando de todas as regiões do Brasil para participarem do evento.
As ações serão realizadas na Universidade Federal do Acre (Ufac), além de outros pontos importantes da cidade. O Novo Mercado Velho vai acolher a celebração de abertura do evento no dia 7, às 17h.
Para o secretário nacional da Pastoral da Juventude, Davi Rodrigues da Silva, o evento já está gerando muitos frutos. “É a primeira vez que esse encontro é realizado no Acre. Para nós, é um símbolo de resistência. Esperamos que o encontro proporcione essa integração, que abra o debate sobre as diversas realidades do Brasil” afirma.
A escolha pela capital acreana aconteceu em março de 2016, na reunião da Coordenação Nacional e da Comissão Nacional de Assessores, realizada no Rio de Janeiro. O objetivo geral do 12º ENPJ é celebrar a caminhada da Pastoral da Juventude, reafirmando a sua identidade e suas lutas, a partir da mística do Bem Viver, do olhar especial para o feminino e das galileias juvenis acreana e latino-americana.
Apesar de que em alguns momentos o encontro seja somente com os delegados, parte do evento será também aberta ao público em geral em algumas ocasiões.
O coordenador paroquial da Pastoral da Juventude, Thiago Elias, destaca que o encontro místico e missionário tem a cara da PJ de ser, onde os delegados irão trocar experiências entre si.
O ENPJ é realizado a cada três anos, com representação de jovens de todos os estados em que houver trabalho articulado da PJ.
A preparação e animação são de responsabilidade da Coordenação Nacional de Jovens e da Comissão Nacional de Assessores, articulados com a equipe local e coordenação regional.