Segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Acre possui 44.194 acreanos beneficiários de planos médico-hospitalares. Em todo o país, existem atualmente 47,3 milhões de beneficiários de planos de saúde. Os números são referentes a dezembro de 2017 e foram divulgados essa semana.
O número de beneficiários de planos de saúde caiu 0,59% em 2017, passando de 47,58 milhões no ano anterior para 47,3 milhões. O número de pessoas que passaram a ficar descobertas é menor que em 2016, quando os planos perderam 1,4 milhão de usuários.
Em comparação ao mesmo período de 2016, o Acre apresentou uma redução na quantidade de segurados.
Já os aumentos na cobertura foram registrados nos estados do Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Sergipe. Minas Gerais foi o estado com o maior crescimento notificado: 33.350 usuários a mais.
Em 2017, o recuo da taxa de desemprego foi marcado pelo aumento do trabalho por conta própria e sem carteira assinada, enquanto a recuperação do nível de emprego com carteira segue mostrando dificuldades. Em meio a esse cenário, o número de pessoas com plano de saúde empresarial diminuiu 0,22% no ano.
A operadora líder de mercado é a Unimed, com 26.068 mil beneficiários. E o perfil dos contratos são coletivos, em sua maioria empresarial.
De acordo com a funcionária pública, Raquel Maia, ter uma assistência médica é uma garantia de atendimento. “Infelizmente, a Saúde Pública no Acre ainda precisa melhorar muito. Quando meu filho nasceu, percebi que contratar um plano de saúde para ele me deixaria mais tranquila. E até agora não tive qualquer problema com a operadora”, comentou.