BRUNA LOPES
Após muitas semanas de especulações, nesta segunda-feira, 15, a governadora em exercício, Nazareth Araújo, anunciou a troca de comando da Polícia Militar do Acre (PM/AC). O coronel Marcos Kinpara, que ocupava o cargo de secretário adjunto de Segurança, assume o mais alto posto da corporação que foi deixado pelo também coronel Júlio César.
Em entrevista coletiva, Kinpara agradeceu a confiança do Executivo em seu nome para ser o novo comandante-geral e frisou que a sociedade acreana pode contar com seu empenho no combate à violência.
“Estaremos implementando novas estratégias para combater a violência, quero contar com todos e esperem de mim todo empenho”, disse o novo chefe da PM.
Uma das principais metas de Kinpara será aproximar ainda mais a Polícia Militar da comunidade e trabalhar em parceria na prevenção e combate à criminalidade. Outro ponto que ele fez questão de adiantar foi a valorização de seus comandados, não só por melhores salários, dentro das possibilidades e responsabilidades da Lei Fiscal, mas também no que diz respeito a dar condições reais do policial trabalhar com mais segurança no combate ao crime.
No cargo desde o início da segunda gestão do governador Tião Viana, em 2015, Júlio César dos Santos agradeceu pela confiança que lhe foi depositada.
Durante sua gestão, ele conquistou junto ao Governo do Estado a ampliação do quadro funcional da corporação, diminuindo o intervalo de ascensão entre as patentes, além da maior promoção de militares da história e três concursos realizados entre 2015 e 2017, sendo o último ainda em andamento de 250 novos policiais.
“A troca de comando é natural e necessária. Há uma necessidade do fluxo dos cargos, das atividades e um revigoramento das ações. Essa é uma troca de comando planejada. É um momento importante, em que temos um ano de fechamento de conquistas e implementação de ações novas. Parto com tranquilidade”, comentou o coronel Júlio César.
O secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, agradeceu ao trabalho realizado por Júlio César. “Agradeço imensamente ao meu amigo Júlio César, que, durante esses anos, à frente da Segurança Pública conduziu com toda sua competência e determinação a instituição mais honesta do Estado brasileiro, que vai ficar agora nas mãos do coronel Kinpara, um militar altamente qualificado que vai levar adiante esse legado com seu toque pessoal”.
Coronel Kinpara já atuou nas Forças de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU). Ele comandou tropas em missões no Sudão do Sul, na África, há três anos. O oficial está há mais de 20 anos na Polícia Militar do Acre.