BRUNA LOPES
Os editais do Carnaval 2018 para blocos carnavalescos, bandas, Realeza (Rainha, Rainha Gay, Rainha Trans e Rei Momo) e para os bairros que quiserem realizar as festas foram lançados pela Prefeitura de Rio Branco, através da Fundação de Cultura Garibaldi Brasil (FGB) e já estão com inscrições abertas.
Os interessados devem se inscrever até o dia 18 de janeiro, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Já na categoria realeza, as inscrições deverão ser feitas até o dia 23 de janeiro, também das 9h às 12h e das 14h às 18h.
Em 2018, 12 bairros serão contemplados com as festividades do Carnaval. “Para bandas e bairros será feito um credenciamento, o que não significa que o credenciado será necessariamente chamado. Uma comissão formada por dois representantes da FGB e duas do segmento cultural. Será essa comissão que vai definir quem são os artistas que poderão levar alegria aos foliões em Rio Branco”, disse Sérgio de Carvalho, diretor-presidente da FGB.
O bairro escolhido receberá todos os serviços e estruturas necessárias para a realização da festa, incluindo banheiro químico, palco de apresentações, e segurança durante o evento.
Vale ressaltar que os termos dos editais foram construídos pela FGB em conjunto com a comunidade carnavalesca.
O lançamento dos editais ocorreu na manhã desta quarta-feira, 3, no Centro Cultural Lydia Hammes, no bairro Aeroporto Velho e contou com a presença da Realeza do Carnaval 2017, além da apresentação de blocos carnavalescos para animar os presentes e a comunidade do bairro.
Os editais estarão disponíveis para download no portal da Prefeitura de Rio Branco (www.riobranco.ac.gov.br). As melhores apresentações serão premiadas com valores de até R$ 3,4 mil. Todo preenchimento e inscrição deverão ser feitos e impressos para serem entregues na sede da Fundação Garibaldi Brasil, no Centro Cultural Thaumaturgo Filho, na Rua Luiz Z. da Silva, nº 499, bairro Manoel Julião.
“Além do site, também é possível encontrar informações na página da FGB no Facebook. Este edital busca refletir o movimento cultural em Rio Branco, auxiliando os artistas que desejam animar esta festa”, concluiu Sérgio.