Atenção motorista. O pagamento em cota única ou a primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores Terrestres (IPVA) 2018 para placas de final 1 e 2 encerra na próxima quarta-feira, 31 de janeiro.
A diretora de operações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/Ac), Shirley Torres, destaca que o pagamento do imposto em cota única, até o vencimento, terá desconto de 10%.
“Para facilitar a quitação dessas taxas o Detran oportuniza aos proprietários o pagamento em três vezes, mas para isso os donos de veículos com fim de placas 1 e 2 devem começar a pagar em janeiro. Caso o proprietário não queira pagar agora com o desconto ou começar o parcelamento, tem até ia 29 de março para quitar o valor total do licenciamento anual, porém sem descontos”, explica.
O licenciamento é um procedimento anual e obrigatório que autoriza o veículo a circular pelas vias, comprovando que o automóvel segue as normas e segurança.
Para o pagamento do imposto, o proprietário precisa emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) através do site do Detran/AC ou retirá-lo na sede do órgão, ou ainda no atendimento do Detran na OCA.
O Detran ressalta ainda que para a emissão do novo Certificado de Registro de Veículo (CRLV), documento que comprova que o veículo tem licença para transitar, é necessário que débitos, como Licenciamento, IPVA, Seguro Obrigatório e eventuais multas de transito estejam quitados.
Após o pagamento, o CRLV deve ser entregue, pelos Correios, na residência do proprietário em até seis dias. Caso o documento não chegue, é necessário comparecer ao atendimento do órgão para retirada do documento e atualização do endereço.
Já o prazo para pagamento em cota única ou primeira parcela para placas com final 3 e 4 vence no dia 28 de fevereiro. Quem deseja verificar a data de vencimento do imposto do seu veículo deve consultar o calendário no Diário Oficial do dia 27 de dezembro a partir da página 7.
Vale lembrar que, dirigir veículo não licenciado é infração gravíssima, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).