A Polícia Militar do Acre (PM-AC) deflagrou, nesta sexta-feira, 26, a Operação Pré-Carnaval. A ação vai direcionar um efetivo de policiais para assegurar o combate à violência e a prevenção de criminalidade nas ruas da Capital. A solenidade ocorreu em frente ao quartel do Comando-Geral, em Rio Branco.
A maior festa do país tem início na sexta-feira, 9, e termina na quarta-feira, 14.
Mediante relatórios de análise criminal, o objetivo da companhia é repelir, principalmente, a incidência de roubos e furtos nas ruas, seja de celulares, seja de veículos, entre outros. “Temos um calendário de ações a serem realizadas por tempo indeterminado para levar melhores respostas à população”, ressaltou o comandante-geral da PMAC, coronel Marcos Kinpara.
Além disso, a instituição também deu início às operações da companhia de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio) que vai contar com 40 agentes distribuídos em seis viaturas e mais de 20 motos.
Por serem veículos que possibilitam o descolamento imediato a locais de difícil acesso e facilitarem abordagens, a aposta das instituições de segurança pública no modelo é grande frente à expectativa dos resultados, sobretudo, no tocante à prevenção.
Kinpara comentou sobre o novo padrão motorizado. “Antes tínhamos o GIRO, um grupamento que limitava a quantidade de policiais a um número bem baixo, diferentemente da companhia Raio, que agora poderá ter até 120 homens. Nesse sentido, já temos a intenção de ampliar a quantidade de efetivo apto para essa modalidade, de modo que o trabalho preventivo possa se estender da Capital para todo o estado”, finalizou.