X

Postos de gasolina fazem promoção em Rio Branco

O ano novo apenas começou com boas notícias para os motoristas acreanos. Alguns postos de combustíveis, em Rio Branco, baixaram o preço da gasolina. Essa é uma variação que está prevista no modelo de reajustes frequentes praticados pela Petrobras. E a partir desta terça-feira, 3, os combustíveis terão seus valores alterados nas refinarias.

Ainda de acordo com a Petrobras, a gasolina terá uma redução de 0,1%, enquanto que o diesel, por sua vez, terá um aumento de 0,6%. É a primeira variação de preço dos dois combustíveis deste ano. A última oscilação ocorreu no sábado, 30 de dezembro, quando a gasolina aumentou 1,9% e o diesel 0,4%.

Se a redução vai chegar até o consumidor irá depender de cada revendedora e dos próprios postos de combustíveis.

Na prática, o motorista acreano agradece. “Agradecemos qualquer tipo de redução que nos faça economizar. E começar o ano assim é muito bom”, comentou a gerente comercial Carmem Souza.

Já o motorista Alan Marcos de Almeida fica desconfiado dessas promoções. “Já tive problemas com carro algumas vezes em função de gasolina de má qualidade e até mesmo adulterada. Uma vez abasteci 10 litros e pouco tempo depois o carro simplesmente parou. Levei ao mecânico e ele tirou 10 litro de água do tanque. Tive um prejuízo grande. Desde então, seleciono muito bem os postos onde abasteço e sempre desconfio de promoções, infelizmente”, relatou.

Sobre esse assunto, muita gente pode não saber, mas o consumidor pode pedir o teste de qualidade da gasolina, do etanol e do diesel. Por isso, os postos de combustíveis são obrigados a ter um aviso ao cliente sobre a possibilidade de testar gratuitamente os produtos.

O teste é simples e rápido. É só misturar 50 ml de gasolina com 50 ml de água com sal. Aí é só mexer o tubo de ensaio e o resultado sai em poucos minutos.

A qualidade do etanol pode ser conferida na própria bomba, onde deve haver uma placa indicando o nível de segurança do combustível. Se o volume estiver acima ou na mesma marca da linha vermelha indicada nessa placa, pode abastecer.

Outra orientação é se o posto se recusar a fazer o teste, você pode entrar em contato com o Procon e com a  Agência Nacional do Petróleo (ANP), para que eles fiscalizem o local.

Sindepac diz que redução é resultado de nova política de preço

O Sindicato dos Postos de Combustíveis do Acre (Sindepac) esclarece que, além da concorrência de mercado, as reduções de preços dos combustíveis sentidas pelos consumidores ocorrem conforme as distribuidoras repassam aos postos locais e isso é resultado da nova política de preços da Petrobras.

Por meio de nota, o sindicato destaca que nem sempre as distribuidoras reduzem os preços para os postos revendedores. Muitas vezes, quando um aumento ou redução é anunciado, os postos ainda estão com estoque antigo e quando renovam, os preços já não são os mesmos.

A nota também ressalta que nesse mercado predomina a verticalização, ou seja, os postos de combustíveis só podem comprar das distribuidoras (BR, Shell, Ipiranga, Equador, Atem, etc…), por sua vez, elas só compram da refinaria Petrobras ou importam seus produtos. Por lei, não é permitido os postos comprarem direto das refinarias.

Categories: Flash
A Gazeta do Acre: