O prefeito Marcus Alexandre lançou nesta segunda-feira, 15, na Vila Verde, no km 58 da Estrada Transacreana, a Ação de Inverno Rural, que realiza os serviços de capina, roçagem e remoção de entulhos em comunidades da zona rural. A ação conta com equipe de vinte e cinco garis da secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur).
Após a Vila Verde, será a vez da Vila Manoel Marques, que fica no Km 23 da Transacreana. “Depois das duas vilas da Transacreana, outras como a Jorge Kalume, Albert Sampaio, Liberdade serão contempladas. O objetivo é a manter as localidades limpas e livres das doenças”, explica o prefeito.
O presidente da Associação de Moradores da Vila, Adarivaldo Silva, diz que a localidade, que já ganhou praça e outros equipamentos na gestão do prefeito Marcus Alexandre, agradeceu por mais esta ação da prefeitura. “Nossa vila já está ganhando cara nova com esta limpeza geral que a prefeitura está garantindo aqui para nós. E mais: assim nos livramos da dengue e outras doenças”.
A Ação de Inverno foi lançada pelo prefeito Marcus Alexandre no dia 18 de dezembro, no Calafate. O trabalho de limpeza tem um forte impacto na redução de casos de dengue na capital, na medida em que retira dos bairros, entulho que serviria de abrigo para o Aedes. Os moradores retiram lixo e entulho dos quintais, que são removidos pelas equipes da Semsur.
Na cidade a Ação de Limpeza já retirou mais de 1.500 toneladas de lixo e entulho de 13 bairros e segue avançando.
Redução de
casos de dengue
O último boletim da Semsa, de 2017, mostra que as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, são um sucesso e a redução dos casos de dengue, continua em Rio Branco. Até a semana epidemiológica – SE 51/2017, de 17 a 23 de dezembro do ano passado, foram notificados 1.909 casos de Dengue representando uma redução de 64% em relação ao mesmo período de 2016 que registrou 5.315 casos suspeitos.
Durante todo o ano, foram registrados 1.909 casos suspeitos de dengue dos quais, 317 foram confirmados, 1.475 foram descartados e 117 aguardam resultado de exame. Com relação a Zika, houve 200 casos suspeitos, 08 foram confirmados, 149 descartados e 43 esperam exames. No caso da Chikungunya houve 167 casos suspeitos, sendo que 26 tiveram confirmação, 131 foram descartados e 10 aguardam exame. (Assessoria PMRB)