A Prefeitura de Rio Branco intensificou ações de manutenção viária. Desde o início da semana, a Emurb trabalha com reforço em suas equipes e incremento de material. Diariamente, nove frentes atuam na pavimentação asfáltica enquanto outras cinco executam serviços de terraplenagem e drenagens. A prioridade são as vias estruturantes, corredores de ônibus e acesso a bairros.
“Atuamos em áreas identificadas e consideradas prioritárias pelas equipes de monitoramento. Além do levantamento feito pelo nosso pessoal de campo, acolhemos também as demandas que chegam por meio das associações de bairro e parceiros, como a Rbtrans”, informou o diretor técnico da Emurb, Marco Antônio Rodrigues.
A programação desta semana contempla ao todo 25 vias como as avenidas Amadeo Barbosa, Antônio da Rocha Viana, Ceará e Estrada do Aviário. Nesta quarta-feira, 17, as equipes realizaram a manutenção em trechos da Estrada do São Francisco, no bairro São Francisco, vias da Morada do Sol, Cerâmica e Tropical, e ruas Flor de Maio, Sete de Setembro e Edmundo, no Eldorado, Ouricuri e via principal e corredor de ônibus na Cidade do Povo, além de ruas e da Avenida 25 de Dezembro, no bairro Tancredo neves.
Só nos próximos 40 dias, a operação tapa-buracos aplicará 3 mil toneladas de asfalto na cidade. O investimento é de 1,2 milhão de reais.
Materiais resistentes
A grande ocorrência de chuvas e o tipo de solo são fatores que dificultam a pavimentação e a manutenção das vias públicas da capital. Com objetivo de vencer mais esse desafio, a estratégia é a utilização da pedra rachão na correção do pavimento. “É um material caro, que vem de fora, mas considerando o custo benefício, o prefeito Marcus Alexandre manteve a decisão de utilizar o material na recomposição de trechos onde há maior desgaste e impacto”, explicou Marco Antônio.
Drenagem e
terraplenagem
A demanda por serviços terraplenagem e drenagem cresce proporcionalmente ao aumento da ocorrência de chuvas. Para garantir a eficácia e durabilidade dos serviços de manutenção das vias, o planejamento inclui a correção de pavimentos, melhoria e implantação de sistemas de drenagem.
No Jardim Europa, Macauã, Ramal Benfica, Conjunto Esperança III e Raimundo Maia, as ações incluem drenagem e implantação e manutenção de redes, além de recuperação de bocas de lobo, meios-fios e sarjetas. No bairro Bom Jesus, Jardim Primavera, Loteamento São Sebastião as prioridades são drenagem e manutenção do pavimento. (Assessoria PMRB)