A situação dos mananciais no Acre segue sob controle. O Rio Acre, na capital, apresentou vazante nos últimos dias, registrando nesta sexta-feira, 5, a cota de 7,67 metros, segundo dados da Defesa Civil.
O Governo do Estado, por meio da Comissão Estadual de Gestão de Riscos Ambientais (CEGdRA), em parceria com as prefeituras, tem monitorado os principais rios e afluentes no Acre, no intuito de prevenir possíveis eventos extremos e adotar medidas de proteção à população.
Em Rio Branco, a cota de alerta é de 13,50 metros e de transbordamento, 14 metros. Nesta sexta-feira o tempo foi instável em todo o estado, com céu parcialmente nublado e encoberto na Capital.
Já na região do Vale do Juruá, o sol apareceu entre nuvens, deixando o tempo abafado.
Interior – Em Assis Brasil, o manancial registrou 3,70 metros na manhã de ontem. No município, a cota de alerta é de 11,30, enquanto a de transbordamento é de 12,50 metros. Já em Brasileia, o manancial apresentou a marca de 2,85 metros.
Rio Madeira – A situação do Rio Madeira também segue sob controle. No trecho do Abunã, o manancial apresentou vazante de quinta para sexta-feira, registrando a cota de 18,75 metros ontem pela manhã.
“Essa ainda é uma margem relativamente segura para nós. Estamos monitorando, em contato constante com a Defesa Civil de Rondônia e a Polícia Rodoviária Federal, para agirmos em caso de necessidade”, salientou o major do Corpo de Bombeiros Claúdio Falcão. (Maria Meirelles / Agência Acre)