A mobilização “Salve o Hosmac” ocorreu na manhã desta segunda-feira, 29, em frente ao Hospital de Saúde Mental do Acre. Liderado pelo Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC), o movimento tem o objetivo de pressionar o governo do Estado a fornecer recursos suficientes para a manutenção dos serviços oferecidos aos pacientes que procuram a unidade de saúde.
De acordo com o presidente do Sindmed-AC, Ribamar Costa, o anúncio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) do envio de remédios para a instituição é apenas propaganda enganosa, porque ainda faltam os medicamentos necessários para atender as pessoas que chegam apresentando surtos, além de faltar diversos outros medicamentos para atender as demandas corriqueiras.
Em nota, o secretário de saúde, Gemil de Abreu Júnior, esclarece que nunca foi objeto de discussão dentro do Governo do Acre a possibilidade de fechamento do Hosmac.
“Pelo contrário, o Governo do Estado, ao longo dos últimos anos, tem aportado recursos próprios para a manutenção da unidade que é de extrema importância para o atendimento nos casos de urgência psiquiátrica. Exemplo disso é que neste sábado, a unidade recebeu medicamentos essenciais para garantir a continuidade dos serviços realizados pela unidade de saúde”, destaca a nota.
Apesar disso, o presidente do Sindmed reforça que a pressão deve continuar para que a unidade de saúde não acabe sucateada, esquecida e definhando.
Ainda sobre o assunto, a entidade que defende os médicos realizou em 2016 uma audiência pública que contou com a participação do Ministério Público Estadual (MPE) que deu cinco dias para que o governo do Estado realizasse as melhoras necessárias. Na época, além dos medicamentos, faltavam colchões e outros produtos básicos, como luvas, seringas e a manutenção da fiação elétrica.
Em 2017, novas denúncias foram realizadas até chegar a um novo ponto crítico, em janeiro deste ano.
“O médico sofre também porque não pode tratar o paciente, e a família também sofre. Um problema que vai crescendo e os governantes tentam esconder essa situação, mas é preciso lutar por melhores condições e mais estrutura nos hospitais”, finalizou o presidente do Sindicato.
Vale ressaltar que o Hosmac é o único hospital do Acre que atende pacientes com ataques de pânico, depressão, ansiedade, esquizofrenia e muitos outros problemas que afligem parte da população.
O diretor do Hosmac, Marcos Araripe, não negou a existência de problemas estruturais. “Têm algumas situações estruturais que precisam de uma reforma e vamos levar essas situações para a Saúde e sentarmos para buscar uma resposta”, concluiu.