TIAGO MARTINELLO
O grande dia chegou para os milhares de fieis que vão acompanhar a visita apostólica do papa Francisco em Puerto Maldonado, no Peru. A cidade peruana recepciona vossa santidade a partir das 10h da manhã desta sexta-feira, dia 19. Ele deve ser recebido com muitas orações da legião de católicos de várias nacionalidades já no aeroporto Internacional Padre Aldamiz.
A primeira agenda do papa Francisco é um encontro informal com padres da cidade. Em seguida, eles irão fazer visitas para crianças carentes. Depois, o pontífice vai participar de um almoço com indígenas acreanos e rondonienses.
Vale destacar que mais de 700 índios de diversas etnias acreanas, rondonienses e de alguns outros estados também viajaram nesta semana para Puerto Maldonado, para participar deste encontro com vossa santidade. Mas, destes, apenas alguns líderes indígenas participarão do almoço com o papa Francisco. Eles lerão um manifesto para vossa santidade em forma de carta na qual relatam as dificuldades que suas tribos enfrentam com as questões territoriais e de violência contra suas mulheres, aumento nos casos de suicídios nas aldeias, entre outros.
Puerto Maldonado fica a 575 km de Rio Branco. Por esta proximidade e logística terrestre da cidade peruana com o Acre, milhares de brasileiros de todas as partes do país passaram aqui pelo Estado para ir ver o papa Francisco. Segundo estimativas da Polícia Federal, cerca de 15 mil pessoas passaram pelo Estado para acompanhar a agenda do papa.
Devido a este movimento intenso nas rodovias acreanas, a Polícia Rodoviária Federal (PRF/AC) vai intensificar o patrulhamento nas estradas e a aduana entre o Acre e o Peru, para os procedimentos de imigração, vai funcionar 24 horas por dia.
Depois da passagem por Puerto Maldonado, o papa segue para a Capital do país vizinho, Lima. Ele encerrará o ciclo de visitas apostólicas no próximo domingo, dia 21.