BRUNA MELLO
A visita do papa Francisco aos países do Chile e Peru, vizinhos do Acre, tem movimentado diversos setores na capital acreana e em outros municípios de fronteira, segundo a Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul). O líder católico visitará a cidade de Puerto Maldonado, que fica a quase 600 quilômetros de Rio Branco, nesta sexta-feira, 19.
Na capital acreana, a procura por hotéis aumentou cerca de 70% nos últimos dias, de acordo com a chefe do setor de Promoção e Eventos da Setul, Rita Ramos. A busca por serviços de cartórios e de táxi também registram crescimento expressivo.
“Está sendo muito bom para o mercado em geral. No cartório, a procura está grande porque as pessoas estão fazendo a documentação para entrar no país. A rede hoteleira está muito bem tanto em check in como check out, muitas pessoas estão ficando devido ao horário de chegada. Todo o Acre ganhou.”
A expectativa é de que até o dia 25 de janeiro a procura por esses serviços permaneça grande, diz Ramos.
A chefe confirma a informação de que não existem mais vagas disponíveis em hotéis, pousadas e casas alugadas desde o município de Assis Brasil, cidade de fronteira, até Mazuco, a 168 km de Puerto Maldonado. “Tem gente acampando em barracas nos quintais das pessoas”.
Segundo o Consulado do Peru, em Rio Branco, as equipes de imigração do Brasil e Peru trabalham em regime de plantão 24 horas para atender a demanda de turistas que trafegam pela BR-317 com destino a Puerto Maldonado.
A chegada do papa em Puerto Maldonado está prevista para as 10h15. Do aeroporto, o líder católico deve seguir de carro até Coliseo Madre de Dios, momento em que participa de encontro com os Povos da Amazônia, previsto para durar cerca de 45 minutos, com pelo menos 100 indígenas dos estados do Acre e de Rondônia, além de autoridades dos dois países.
Ainda de acordo com a agenda oficial do sacerdote, às 11h15 ocorre o translado para o Instituto Jorge Besadre, o primeiro encontro do Papa com os fieis através do Papamóvel. Depois, Francisco segue no Papamóvel para o Hogar “El Principito”, cerca de 5 km de Puerto Maldonado.