Como ser otimista em meio às maiores turbulências? Simples. O segredo é ter esperança que dias melhores virão. Bem frase feita, né! Mas, sabe que tem uma ponta de verdade nisso. Nem tudo o que planejamos. Isso é fato. Na hora não entendemos. Choramos. Gritamos. Xingamos. Mas, o que antes era tido como perda. Num futuro bem próximo pode ser agradecido por um livramento.
É incrível como uma ação equivocada de uma pessoa envolve e atinge outras. A decepção é inevitável. E mesmo as lembranças e recordações que pareciam estar mortas e enterradas parece ressuscitar com uma força nunca antes sentida. Com uma realidade feroz.
O que era passado volta ao presente e te faz questionar o futuro. O que poderia ter ocorrido se nossos caminhos até hoje estivessem juntos? Será que eu estaria aqui? Será que ele estaria lá? E outros? Ainda estariam vivendo suas vidinhas chatas e sem graça…
Em meio a tantos questionamentos, tomada pela emoção, ainda tenho forças para refletir sobre qual o tamanho da necessidade vivenciada pelo ser humano para quebrar todas as barreiras de honestidade e caráter. Qual o limite?
Cada um sofreu a sua maneira a esse golpe do destino, resultado das escolhas erradas ou seja lá o que tenha levado a atual situação. Uns mais outros menos. Alguns extravasaram. Outros criticaram. E ainda teve gente que virou as costas. Estarão eles certos? Ou o único errado mesmo é o fraco que perdeu no se colar colou?
Uma vida toda de retidão justifica um único erro? Ou uma vida de tropeções é possível de ser recuperada apenas com um momento de lucidez e amor ao próximo? É com essas dúvidas que tenho vivido nos últimos dias e não há ninguém que possa responder.
Diante desse cenário de caos, o que resta de aprendizado é seguir acreditando em Deus, trabalhando de forma honesta, fazendo sacrifícios e tentando viver um dia de cada vez na esperança que no final dessa jornada haja alguma recompensa.
E se não houver, que o caminho trilhado tenha sido verdadeiro e que cause orgulho ao lembrar ou falar dele. Afinal o que se leva dessa vida?
Como diz a letra da música do Lulu Santos. “O que eu ganho e o que eu perco. Ninguém precisa saber”. E assim caminha a humanidade…
“O segredo é ter esperança que dias melhores virão”
Bruna Lopes é jornalista.
jornalistabrunalopes@gmail.com