X

Não compre, adote!

Dóceis, protetores, companheiros, brincalhões, leais. Só quem tem um cachorro sabe a alegria de sempre chegar em casa e ser recebido com “lambeijos”, ou a sensação de nunca se sentir sozinho. É incrível como esses bichinhos possuem uma conexão com os seus donos.
Desde que me entendo por gente tive animais de estimação, como peixe, papagaio, gato, hamster e cachorros, muitos cachorros. Em 27 anos de vida tive vários amiguinhos de quatro patas e todos me marcaram de alguma forma.
Priscila, Tati, Beraudo, Neguinho, e atualmente Barack e Popis, os meus xodós. Sem contar aquelesfizeram parte da minha infância, mas não lembro os nomes. Apesar das particularidades, todos possuem uma coisa em comum: a adoção. Isso mesmo. Todos meus cachorros foram adotados até aqueles de raça.
Quando se trata de um ser vivo, a palavra “comprar” sempre me intrigou. Afinal, não há dinheiro no mundo que pague todo amor dado por esses bichinhos. Por isso, sou adepta da campanha “Não Compre, Adote”. As razões são inúmeras, porém algumas merecem ser lembradas.
O principal motivo de ser contra a compra de animais é o tratamento cruel que eles recebem nos criadouros. As fêmeas são apenas reprodutoras, sua única meta de vida é parir, quanto mais melhor. Quando não podem mais ter filhotes, ou quando os que nascem são deformados, elas são sacrificadas. Aqueles filhotes que nascem “sem qualidade” para venda também são sacrificados ou abandonados.
E por falar em abandono, a população de animais de rua cresce absurdamente no Brasil. O Ministério da Saúde estima que aproximadamente 30 milhões de animais vivem pelas ruas do país. A situação não é diferente na capital acreana.
Muita gente ainda pensa que cachorro bonito, é cão de raça. Mas, não. Bonito mesmo é a demonstração diária de amor que recebemos do nosso melhor amigo, sobretudo quando se adota um animal que sofreu nas mãos de pessoas ruins.
Adotar é muito mais que um gesto de amor. É a garantia de um amigo leal pra toda vida. É a alegria de saber que você colaborou um pouquinho para fazer deste mundo um lugar melhor. Não compre, adote!

 

Bruna Mello é jornalista.
E-mail: bmello.90@gmail.com

 

“Adotar é muito mais que um gesto de amor. É a garantia de um amigo leal pra toda vida”

Fabiano Azevedo: