Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Pesquisa do Instituto Haverroth mostra empate entre candidatos da situação e oposição na disputa ao governo

A primeira pesquisa eleitoral de 2018 mostra que a disputa ao governo do Acre revelou que o empate técnico entre os principais pré-candidatos da situação, Marcus Alexandre (PT) e Gladson Cameli (PP), respectivamente, continua.  Segundo o levantamento realizado pelo Instituto Haverroth (IHPEC), o petista está com 39,6% das intenções de voto, contra 38,1% Gladson Cameli.

Os pré-candidatos Ulysses Araújo (Sem partido) e Lyra Xapuri (PRTB) também apareceram na pesquisa. Araújo surge na terceira colocação, com 10,9% das intenções de voto, enquanto o Xapuri apresenta 1,8% dos votos válidos, ficando na quarta colcoação. Indecisos e os que não souberam responder somam 9,7%.

O Instituto Haverroth também realizou uma pesquisa na disputa às duas vagas ao Senado. Dois cenários foram avaliados: um com a participação do emedebista Marcio Bittar e outro com a presença da tucana Mara Rocha.

Quando Marcio Bittar é citado na pesquisa, o resultado é um empate técnico entre três candidatos. Sérgio Petecão (PSD), com 23,7% dos votos válidos; Jorge Viana (PT), com 21,1%; e Marcio Bittar (MDB), com 20,2%. Ney Amorim (PT) aparece na quarta posição com 13%, seguido de Minoro Kimpara, com 8,9%. Não souberam responder 13%.

O resultado sofre uma pequena alteração quando a jornalista Mara Rocha é citada. O oposicionista Sérgio Petecão se mantém na dianteira, com 22,8%, seguido de Jorge Viana, com 21,3%. Mara Rocha aparece na terceira colocação, com 20,1% dos votos válidos. Ney Amorim vem logo atrás com 14,4%, seguido de Minoro Kimpara com 9,4%. Não souberam responder 12,1%.

A pesquisa foi realizada em nove municípios acrianos, num total de 1.960 pessoas entrevistadas. Vale destacar que a margem de erro da pesquisa é de 2,5% e o nível de confiança é de 95%. Não houve nenhum contratante para a pesquisa e somente os números aferidos na Capital é que foram divulgados pelo Instituto. Cerca de 500 eleitores foram ouvidos em Rio Branco.

Sair da versão mobile