As águas do Rio Acre subiram rapidamente na capital acreana. O manancial atingiu a cota de alerta, que é de 13,50 metros, no domingo, 18. Nesta segunda-feira, 19, o rio já havia ultrapassado a cota de transbordamento (14 metros). Na última medição da tarde de ontem, às 18h, a régua marcava 14,25 metros. Os bairros Ayrton Sena, Seis de Agosto, Base e Baixada da Habitasa já foram atingidos pelas águas.
Segundo o major do Corpo de Bombeiros, Cláudio Falcão, sete famílias foram retiradas de suas residências e encaminhadas para casa de familiares. Na tarde desta segunda, 19, as primeiras famílias, moradores desabrigados da Rua Campo Novo, no bairro Ayrton Sena, foram levadas para o abrigo montado no Parque de Exposições Wildy Viana.
A previsão para os próximos dias é de muita chuva em Rio Branco. “A probabilidade é de 80% de chuvas pelos próximos cinco dias. Portanto, temos previsões de mais chuvas tanto na Capital, como no interior. Os rios no Alto Acre estão com sinal de vazante, apenas em Rio Branco e no Riozinho do Rola as marcas estão subindo”.
Uma equipe do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre) faz a retirada de balseiros – pedaços de árvore e vegetações que são arrastadas pelas águas.
Com a inundação, a ponte sobre o Igarapé Redenção, localizada no Ramal Panorama, foi interditada na manhã de ontem. O igarapé é afluente do Rio Acre e, por isso, também transbordou. Nenhuma família foi retirada de casa na região, segundo o coordenador de Defesa Civil Municipal, coronel George Santos. Agentes da Secretaria de Agricultura foram até o local para auxiliar os moradores.
O grande volume de chuvas também elevou o nível dos rios no interior do Estado. O Rio Iaco, em Sena Madureira, se aproxima da cota de transbordo, que é de 15,20 metros. Os principais bairros afetados são: Amarílio, Cafezal e o Centro. Apesar da previsão de vazante, a prefeitura já tem 108 boxes no abrigo público preparados.
Em Assis Brasil, o Rio Acre apresenta redução nas águas e passou de 3,94 metros para 3,69 metros na tarde desta segunda. No município de Brasileia, a marca é de 5,18 metros. Capixaba também registrou diminuição no nível do rio e atingiu 11,24 metros. Na Capital, o principal afluente, o Riozinho do Rola, apresentou a marca de 13,01m, conforme medições realizadas às 15h.