*Transbordou!
*E, após um breve ano de trégua, a alagação é realidade novamente, nos bairros da Capital…
*E de alguns municípios do interior também.
*A segunda-feira amanheceu com a notícia sobre o transbordamento do rio Acre, que chegou à marca de 14,05m, às 6h da manhã.
*Pouco tempo depois, as equipes da prefeitura e da Defesa Civil iniciavam os trabalhos de atendimento às primeiras famílias atingidas, nos bairros Ayrton Senna, Seis de Agosto e Baixada do Habitasa.
*Aquele velho drama que nós, acreanos do pé rachado, conhecemos muito bem.
*Como de costume, prefeito Marcus Alexandre transferiu o gabinete para o Parque de Exposições, e está “despachando” de lá.
*Uma medida que tem dado certo, desde anos anteriores, uma vez que centraliza o acompanhamento das ações, a tomada de decisõese, principalmente,agiliza a assistência aos “alagados”.
*Aliás, se tem algo de positivo que se pode observar, em meio ao caos social provocado pelas grandes enchentes em Rio Branco,é a eficiência com que os servidores da prefeitura e da Defesa Civil, liderados pelo prefeito, lidam com a situação de crise.
*Experientes, dedicados, incansáveis,fazem o que precisa ser feito;
*E, em pouco tempo, mobilizam uma rede de solidariedade, que acaba envolvendo diversos setores da sociedade.
*É bonito de se ver.
*E é preciso valorizar e reconhecer, principalmente em meio a tantos desafios e à escassez de recursos, que existem em uma cidade tão carente como a nossa.
*Enfim…
*E, este ano, o prefeito Marcus Alexandre deve ganhar um “vizinho do barulho” no Parque de Exposições, caso a alagação tome corpo mesmo e as famílias comecem a ser encaminhadas para lá.
*Adivinhe, leitor…
*Quem? Quem? Quem?
*Ninguém menos do que o vereador Roberto Duarte, que anunciou que também irá transferir o gabinete para o Parque, “para acompanhar de perto cada ação da prefeitura naquele local”.
*Que mala, bicho!
* “Até eu tô com pena do prefeito…”, confessa o Dim aqui atrás.
*Mas, logo se anima:
* “De olho nos bafões desse condomínio!”.
*Ririri.
*Dos calçadões do Rio de Janeiro para as pacatas calçadas de Porto Walter…
*Vem a notícia sobre um arrastão (!) na pracinha da cidade, que deixou os moradores revoltados e inseguros, desde a noite do último sábado.
*Dois homens armados roubaram os celulares de pelo menos oitos pessoas;
*E fugiram com facilidade, claro, considerando que há apenas um policial civil no município e que a viatura única (!) da polícia está quebrada.
*Socorro!
*Pior do que está não fica.
*Ou fica?!