*Da violência para alagação…
*Até que subida das águas do rio Acre conseguiu mudar o foco das notícias na Capital.
*Um drama mais atual, será?!
*Ou, para os mais otimistas, um sinal de que as últimas operações da Secretaria de Segurança Pública estão surtindo efeito.
*De modo geral, comentam as boas línguas, o clima de segurança na cidade está melhorando, nesta segunda quinzena de fevereiro.
*E, de fato, observando o noticiário dos últimos dias, as notícias que prevalecem são de prisões, flagrantes, desarticulação de quadrilhas e locais utilizados para o crime…
*Bom, bom, ainda não está não.
*Mas, está melhor do que a sequência de manchetes sobre execuções, vistas no sangrento mês de janeiro.
*Ponto para o secretário Emylson Farias.
*Vamos em frente.
*A propósito, sobre o assunto, enfim uma discussão pertinente pautada pelo Governo Federal, na luta contra o crime organizado.
*Após a criação do Ministério da Segurança Pública, a promessa é trabalhar pela atualização da legislação brasileira na área, transformando o tráfico de drogas e armas em crime federal.
*Desse modo, os crimes dessa natureza seriam combatidos pela Polícia Federal e não mais pelas polícias militares dos estados.
*Aí sim!
*Aliás, uma luta antiga de vários governadores, a começar pelo governador Tião Viana, que, em diversas oportunidades, defendeu esta e outras pautas diante do próprio presidente Michel Temer.
*Curioso é que do modo como falam nas entrevistas recentes, o presidente e assessores parecem estar descobrindo a amplitude e gravidade do problema no país agora…
*Quando a disputa das facções dominou praticamente todas as regiões.
*Eu, hein.
*Bom, mas se realmente cumprirem o que está sendo prometido, é uma luz no fim do túnel.
*O que não pode é mudar a legislação e continuar a omissão nas ações, a exemplo do que ocorre na fiscalização das fronteiras que, pela lei vigente, já deveria fazer parte das atribuições do Governo Federal.
*Na saga da alagação 2018, boas novas, na medida do possível, foram os sinais de vazante do rio Acre.
*E, segundo a Defesa Civil Municipal, assim deve continuar, se não houver “chuvas significativas”, nos próximos dias.
*Mas se chove a toda hora nessa cidade, homi!
*É que as previsões se baseiam na situação do rio nos municípios do interior…
*E em Brasileia, Xapuri, Assis Brasil e Capixaba está tendo vazante, explica o experiente coronel George Santos, “o cara” das enchentes acreanas.
*Então, tá dito.
*Embora com a imprevisibilidade do nosso clima amazônico, saibamos que é cedo, muito cedo pra desligar o alerta vermelho.